MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Mdic: Brasil fecha 2024 com recorde de 28.847 empresas exportadoras

O Brasil encerrou 2024 com novo recorde de empresas exportadoras, registrando um aumento de 1,1% em relação ao ano anterior. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), o ano fechou com 28.847 empresas vendendo ao exter

Amanda Pupo (via Agência Estado)

·
Escrito por Amanda Pupo (via Agência Estado)
Publicado em 07.03.2025, 17:24:00 Editado em 07.03.2025, 17:35:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Brasil encerrou 2024 com novo recorde de empresas exportadoras, registrando um aumento de 1,1% em relação ao ano anterior. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), o ano fechou com 28.847 empresas vendendo ao exterior. "O crescimento ocorre após a alta de 2% em 2023, que havia sido o recorde até então, com 28.524 empresas", disse a pasta sobre o relatório Exportação e Importação por Porte Fiscal das Empresas, elaborado pela Secretaria de Comércio Exterior do Mdic e divulgado nesta sexta-feira, 7.

continua após publicidade

Segundo o Ministério, a maior parte dos exportadores, 59,5%, é de médias ou grandes empresas, que somam 17.172, segmento que apresentou o maior crescimento frente a 2023, com alta de 2%. As empresas de pequeno porte que vendem para fora chegaram a 5.480 no fim de 2024, crescendo 1,5%. Já as microempresas e as MEI somaram 5.952, compondo o total com 243 empresas classificadas como outras.

"Essa radiografia marca mais um recorde para o comércio exterior brasileiro. O crescimento no número de empresas exportadoras tem sido consistente, em linha com os esforços do governo federal em fortalecer a cultura exportadora e gerar novas oportunidades para empreendedores do país", disse a secretária do Comércio Exterior, Tatiana Prazeres. Também em nota, o vice-presidente e ministro do Mdic, Geraldo Alckmin, destacou o projeto do governo recém-aprovado pela Câmara que busca impulsionar a exportação de empresas de pequeno porte.

continua após publicidade

"Conhecer o perfil das empresas exportadoras brasileiras é fundamental para darmos sequência aos programas que o governo federal tem desenvolvido para a promoção do setor produtivo e exportador", disse Alckmin.

Na estratificação de empresas por setores, entre as microempresas e empresas de pequeno porte, o maior crescimento de companhias exportadoras foi registrado na indústria extrativa, com 8,1% e 2%, respectivamente, no último ano. No caso das médias e grandes empresas, a ampliação foi maior na agropecuária, com 5,9% de crescimento em 2024. "A indústria de transformação, no entanto, continua a ser o setor preponderante para todos os portes, com 80% ou mais das empresas exportando bens industriais", disse o Mdic.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Mdic: Brasil fecha 2024 com recorde de 28.847 empresas exportadoras"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!