MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Maioria dos bancos espera primeiro corte da Selic no 1º trimestre/26, diz pesquisa da Febraban

A maioria dos bancos (62%) acredita que o Banco Central começará a cortar a Selic no primeiro trimestre de 2026, quando a inflação no horizonte relevante para a política monetária deve ficar mais próxima da meta de 3% ao ano. Os dados são da Pesquisa de E

Gustavo Nicoletta (via Agência Estado)

·
Escrito por Gustavo Nicoletta (via Agência Estado)
Publicado em 04.07.2025, 11:10:00 Editado em 04.07.2025, 11:21:53
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A maioria dos bancos (62%) acredita que o Banco Central começará a cortar a Selic no primeiro trimestre de 2026, quando a inflação no horizonte relevante para a política monetária deve ficar mais próxima da meta de 3% ao ano. Os dados são da Pesquisa de Economia Bancária e Expectativas da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que ouviu 21 bancos entre os dias 25 e 30 de junho.

continua após publicidade

"A mediana captada pela pesquisa projeta manutenção da taxa Selic em 15,00% ao ano até o fim do ano, com uma redução de 0,25 pp, para 14,75% ao ano, na primeira reunião de 2026", disse a Febraban em nota.

Os números também mostram que 19% dos bancos esperam um corte da Selic até o fim de 2025, ainda que a projeção de inflação permaneça acima da meta no horizonte relevante do Banco Central, por acreditarem que a moderação na atividade econômica e na alta de preços permitirá este movimento. Uma parcela idêntica (19%), porém, acha que o BC só conseguirá reduzir a Selic a partir do segundo trimestre do ano que vem, buscando antes ancorar melhor as expectativas de inflação.

continua após publicidade

Outro dado da pesquisa apontou que 76% dos bancos consideraram adequada a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de elevar a Selic a 15% ao ano na reunião mais recente, enquanto 24% consideraram que a nova elevação pode ter sido desnecessária, dado que a política monetária já está "significativamente contracionista".

A maioria dos entrevistados (71%) espera que a inflação de 2025 fique entre 5,0% e 5,5%, e os demais veem níveis menores. Na pesquisa anterior, eram 77% os que esperavam inflação entre 5,0% e 5,5% no encerramento deste ano, e o restante previa alta de preços ainda maior.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Maioria dos bancos espera primeiro corte da Selic no 1º trimestre/26, diz pesquisa da Febraban"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!