MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Maioria das Bolsas da Europa fecha em queda com cenário de risco de inflação

Os mercados acionários da Europa fecharam na maioria em queda nesta quarta-feira, 1º de março, sendo que, inicialmente, as bolsas foram apoiadas em bloco pelo otimismo com a economia da China, após dados animadores da manufatura da segunda maior economia

Letícia Simionato (via Agência Estado)

·
Escrito por Letícia Simionato (via Agência Estado)
Publicado em 01.03.2023, 14:17:00 Editado em 01.03.2023, 14:22:35
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os mercados acionários da Europa fecharam na maioria em queda nesta quarta-feira, 1º de março, sendo que, inicialmente, as bolsas foram apoiadas em bloco pelo otimismo com a economia da China, após dados animadores da manufatura da segunda maior economia do mundo. No entanto, ao longo do pregão, o sentimento de risco foi prejudicado pela inflação ao consumidor (CPI) da Alemanha e pelas quedas em Nova York, causadas por indicadores de índices de gerentes de compras (PMI) e sinalizações de mais aperto monetário pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).

continua após publicidade

Pesquisa oficial mostrou que o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial chinês avançou para 52,6 em fevereiro, atingindo o maior nível desde abril de 2012. Além disso, o ministro de Finanças do país, Liu Kun, prometeu impulsionar os gastos fiscais para fortalecer a economia.

"Depois de uma leitura positiva na Ásia com base nos números do PMI chinês, os mercados europeus inicialmente mantiveram a leitura otimista, recuperando-se fortemente com recursos básicos e industriais desfrutando de alguns ganhos sólidos, o que está ajudou o FTSE 100", destaca a CMC Markets.

continua após publicidade

Dessa forma, o índice londrino subiu 0,49%, a 7.914,93 pontos, com Rio Tinto (4,64%), Antofagasta (4,43%) e Glencore (3,44) apresentaram ganhos sólidos devido ao aumento dos preços do cobre e de outros metais.

Na Europa, por outro lado, os PMIs industriais seguem abaixo de 50, o que sinaliza contração da manufatura. Já na Alemanha, o CPI subiu 8,7% em fevereiro, acima da expectativa de 8,5%.

O ING considera que "a pressão inflacionária está longe do fim" na Alemanha e que nesse quadro o Banco Central Europeu (BCE) continuará a elevar os juros nos próximos meses, sem considerar cortes futuros nas taxas, com uma alta de 50 pontos-base em março precificada.

continua após publicidade

Dirigente do BCE, Joachim Nagel disse nesta quarta que a instituição poderá ter de implementar mais altas significativas de juros depois da reunião de política monetária deste mês. Por outro lado, a CMC Markets destaca que comentários "dovish" do governador do Banco da Inglaterra (BoE), Andrew Bailey, ajudaram o FTSE 100. Bailey disse que "mais alguma alta nos juros pode se mostrar apropriada, mas nada está decidido".

Nos EUA, o PMI industrial subiu de 47,4 em janeiro para 47,7 em fevereiro, porém o subíndice de preços subiu de 44,5 em janeiro para 51,3 em fevereiro.

Para a Capital Economics, a forte recuperação do índice de preços é uma preocupação, pois sinaliza que a resiliência econômica recente está exercendo pressão renovada sobre a inflação.

continua após publicidade

Mais cedo, presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, afirmou que a instituição terá que elevar juros entre 5% e 5,25% e mantê-los ali até 2024. Já o dirigente da distrital de Minneapolis, Neel Kashkari, defendeu que as altas de juros devem continuar, e que um pouso suave não é garantido.

O índice DAX, em Frankfurt, seguiu o movimento majoritário e fechou em baixa de 0,39%, a 15.305,02 pontos. O CAC 40, em Paris, cedeu 0,46%, a 7.234,25 pontos, e o FTSE MIB, em Milão, fechou em queda de 0,59%, a 27.315,08 pontos. Já em Madri, o índice Ibex 35 caiu 0,76%, a 9.322,90 pontos. Por fim, na Bolsa de Lisboa, o PSI 20 caiu 1,44%, a 5.969,73 pontos. As cotações são preliminares.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Maioria das Bolsas da Europa fecha em queda com cenário de risco de inflação"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!