MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Maioria das Bolsas da Europa fecha em alta; mercado aguarda decisão do Fed

As bolsas da Europa fecharam majoritariamente em alta nesta quarta-feira, com investidores de olho na decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano). A instituição dos Estados Unidos deve anunciar a aceleração do p

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.12.2021, 14:49:00 Editado em 15.12.2021, 14:56:33
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As bolsas da Europa fecharam majoritariamente em alta nesta quarta-feira, com investidores de olho na decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano). A instituição dos Estados Unidos deve anunciar a aceleração do processo de retirada de estímulos. Além disso, investidores reagiram à informação negativa de que a inflação ao consumidor no Reino Unido acelerou 5,1% na comparação anual de novembro.

continua após publicidade

Em Londres, o FTSE 100 recuou 0,66%, aos 7.170,75 pontos. De acordo com Michael Hewson, analista da CMC Markets, os mercados europeus lutaram para obter ganhos nesta quarta, antes da decisão do Fed, "com a fraqueza de ações dos setores de energia, viagens e lazer pesando no Reino Unido".

Ações da IAG e Antofagasta recuaram 5,10% e 5,39%, respectivamente. As petroleiras BP (-2%) e Royal Dutch Shell (-1,56%) também caíram. O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,26%, aos 470,76 pontos.

continua após publicidade

Para Hewson, a leitura recorde do índice de inflação ao produtor (PPI) dos EUA de terça-feira definiu perfeitamente o cenário para que o "Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) tome a decisão de acelerar o ritmo do programa de redução gradual que começou no mês passado".

Em Frankfurt, o DAX subiu 0,15%, aos 15.476,35 pontos. Já em Milão o índice FTSE MIB avançou 0,41%, aos 26.666,08 pontos. Em Paris, o índice CAC 40 ganhou 0,47%, aos 6.927,63 pontos, puxado por ações da Eurofins Scientific (+6,18%) e Hermes International (+2,53%).

Craig Erlam, analista da Oanda, destaca que a cautela é mais uma vez evidente nos mercados de ações na quarta-feira, apesar do movimento majoritário nas praças europeias. "Os bancos centrais têm pouca escolha a não ser começar a apertar a política monetária na maioria dos casos, à medida que a inflação continua a subir a níveis desconfortáveis, se generaliza e dá sinais de se tornar mais permanente. Além disso, a Ômicron representa uma ameaça maior e impõe restrições que pode atrasar o inevitável, mas não por muito tempo, pois os legisladores não podem se dar ao luxo de serem complacentes."

continua após publicidade

Investidores também avaliam as decisões monetárias do Banco Central Europeu (BCE) e Banco da Inglaterra (BoE), na quinta-feira. Erlam destaca que as probabilidades do Banco da Inglaterra de aumentar as taxas na quinta-feira aumentaram após os dados desta semana, embora a visão consensual permaneça de que irá se abster devido à quantidade significativa de incerteza que o Ômicron está criando à medida que as restrições são reimpostas.

Nas praças ibéricas, o PSI 20 fechou em queda de 0,27% em Lisboa, aos 5.429,42 pontos, e o madrilenho Ibex 35 caiu 1,24%, aos 8.275,00 pontos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Maioria das Bolsas da Europa fecha em alta; mercado aguarda decisão do Fed"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!