MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Maersk conclui primeira conversão navio porta-contêineres para motor bicombustível

A Maerk concluiu a primeira conversão de um grande navio porta contêineres para motor bicombustível capaz de operar com metanol. A modernização do Maersk Halifax, que visa diminuir as emissões de carbono, foi conduzida no Estaleiro Zhoushan Xinya, na Chin

Elisa Calmon (via Agência Estado)

·
Escrito por Elisa Calmon (via Agência Estado)
Publicado em 19.11.2024, 17:56:00 Editado em 19.11.2024, 18:04:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Maerk concluiu a primeira conversão de um grande navio porta contêineres para motor bicombustível capaz de operar com metanol. A modernização do Maersk Halifax, que visa diminuir as emissões de carbono, foi conduzida no Estaleiro Zhoushan Xinya, na China, ao longo de 88 dias.

continua após publicidade

Após os testes no mar, o navio voltou a operar e agora está atendendo clientes no comércio transpacífico, segundo o chefe de Gestão de Frota e Tecnologia da Maersk, Leonardo Sonzio.

O executivo explica que, desde que a companhia estabeleceu a meta climática de zerar emissões até 2040, vem explorando o potencial de modernização dos navios existentes com motores bicombustíveis.

continua após publicidade

"A modernização de embarcações existentes pode ser uma alternativa importante às novas encomendas na nossa transição de combustíveis fósseis para os de baixas emissões", afirma Sonzio.

Além de substituir peças da máquina e, assim, tornar o motor capaz de funcionar com metanol, a operação de retrofit envolveu a adição de novos tanques de combustível, sala de preparação e de sistema de abastecimento.

O casco da embarcação foi estendido para acomodar os novos tanques. Com estas alterações, o comprimento da embarcação foi ampliado em 15 metros, para 368 metros, aumentando a capacidade da embarcação, de cerca de 15.000 TEU, para 15.690 TEU.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Maersk conclui primeira conversão navio porta-contêineres para motor bicombustível"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!