MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Lula pede a mácron que abra o coração ao Brasil e assine o acordo Mercosul-UE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender a ratificação do acordo entre Mercosul e União Europeia. Em coletiva de imprensa neste sábado, 7, após sua visita de Estado a Paris, Lula reafirmou que pediu ao presidente da França, Emmanuel Macron

Isadora Duarte (via Agência Estado)

·
Escrito por Isadora Duarte (via Agência Estado)
Publicado em 07.06.2025, 07:22:00 Editado em 07.06.2025, 07:34:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender a ratificação do acordo entre Mercosul e União Europeia. Em coletiva de imprensa neste sábado, 7, após sua visita de Estado a Paris, Lula reafirmou que pediu ao presidente da França, Emmanuel Macron, que "abra seu coração ao Brasil" para assinar o acordo comercial entre os blocos. "A França não tem nenhum melhor amigo na América do Sul que o Brasil e o Brasil não tem outro melhor amigo na Europa que não seja a França. Porque dois amigos não podem fazer um acordo?", questionou Lula. "Se tiver problemas, vamos sentar numa mesa conversar e acabar com isso", defendeu Lula.

continua após publicidade

Para Lula, o acordo entre Mercosul e União Europeia seria uma resposta ao presidente Donald Trump. "Vamos mostrar que o multilateralismo vai sobreviver", defendeu o presidente.

Lula ressaltou ainda o compromisso de investimento de US$ 100 bilhões ao longo dos próximos cinco anos das 15 maiores empresas francesas no Brasil. "Não sei quando estou gastando, porque não sou eu que não cuido disso, mas sei quanto estou levando de volta ao Brasil", afirmou. "Isso é muito relevante para um país que precisa deixar de ser pequeno e se colocar como grande", defendeu Lula.

continua após publicidade

O presidente afirmou ainda que foi dizer ao presidente da França, Emmanuel Macron, que é uma "vergonha" o fluxo comercial de US$ 9 bilhões entre os países. "Acho que o Brasil, de vez em quando, se comporta em relação aos países europeus como se fôssemos colonizados ainda e subservientes", criticou.

Em Paris, Lula teve encontros bilaterais com Macron. O presidente segue agora para Mônaco e Nice.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Lula pede a mácron que abra o coração ao Brasil e assine o acordo Mercosul-UE"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!