MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Lula nega erro em anúncio do IOF e atribui medida ao 'afã' de Haddad em responder à sociedade

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse nesta terça-feira, 3, que o anúncio do aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) não foi um erro do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e atribuiu a medida a um "afã" do ministro par

Gabriel Hirabahasi, Cícero Cotrim, Gabriel de Sousa e Victor Ohana (via Agência Estado)

·
Escrito por Gabriel Hirabahasi, Cícero Cotrim, Gabriel de Sousa e Victor Ohana (via Agência Estado)
Publicado em 03.06.2025, 13:52:00 Editado em 03.06.2025, 14:05:34
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse nesta terça-feira, 3, que o anúncio do aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) não foi um erro do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e atribuiu a medida a um "afã" do ministro para dar respostas rápidas à sociedade sobre esse tema.

continua após publicidade

Ele garantiu que outras possibilidades serão estudadas, mas não respondeu se está disposto a discutir desvinculações como alternativa ao IOF.

O presidente disse que o aumento do imposto foi uma tentativa de fazer um "reparo", porque o Senado descumpriu uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de compensar a desoneração da folha de pagamentos.

continua após publicidade

"O Haddad, no afã de dar uma resposta logo à sociedade, apresentou uma proposta que elaborou na Fazenda. Se houve uma reação, de que tem outras possibilidades (para a alta do IOF), nós estamos discutindo", afirmou Lula, em entrevista coletiva à imprensa. "Era uma sexta-feira e eles queriam anunciar rápido isso para dar tranquilidade à sociedade brasileira. Eu não acho que isso tenha sido um erro, não. Acho que foi um momento político. Em nenhum momento o companheiro Haddad teve qualquer problema de discutir o assunto. A apresentação do IOF foi o que eles tinham pensado naquele instante. Se aparece alguém com uma ideia melhor, ele topa discutir. Vamos discutir. É isso que a gente tem que fazer", disse.

O presidente relatou que houve uma reunião no domingo à noite, no Palácio da Alvorada, para debater alternativas ao IOF. Defendeu, ainda, que é necessário dialogar com "parceiros" - citando os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e líderes partidários - antes de enviar qualquer medida ao Congresso.

Ele afirmou que a Fazenda está em um esforço para "dar tranquilidade ao povo" nas negociações.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "Lula nega erro em anúncio do IOF e atribui medida ao 'afã' de Haddad em responder à sociedade"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!