MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Lula diz que Haddad não foi indicado para agradar mercado e volta a criticar Campos Neto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar o mercado financeiro e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. O petista afirmou que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, não foi indicado para agradar a "Faria Lima" e disse que o se

Bruno Luiz e Iander Porcella (via Agência Estado)

·
Escrito por Bruno Luiz e Iander Porcella (via Agência Estado)
Publicado em 14.07.2023, 09:04:00 Editado em 14.07.2023, 09:16:17
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar o mercado financeiro e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. O petista afirmou que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, não foi indicado para agradar a "Faria Lima" e disse que o setor "nunca gostou e nunca votou" no Partido dos Trabalhadores (PT).

continua após publicidade

"Com todo respeito que posso ter ao chamado mercado financeiro, esse povo nunca gostou do PT, nunca votou no PT, nunca gostou do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O Haddad não foi indicado para eles, foi indicado para tentar resolver a vida do povo pobre desse País", rechaçou Lula em entrevista à RecordTV, exibida na noite desta quinta-feira, 13.

Lula questionou novamente a atual taxa básica de juros, de 13,75%, e disse que a "Faria Lima" apoia a política monetária comandada por Campos Neto no Banco Central, para fazer "especulação". "Os interesses da Faria Lima são outros não os de Haddad, inclusive de manter os juros, a taxa de 13,75%, porque eles que ganham com a especulação, o pobre não ganha com isso."

continua após publicidade

O presidente disse ainda que Campos Neto tem função de "gerar empregos e fazer a economia crescer" e voltou a questionar os objetivos do presidente do BC, a quem se referiu como "esse cidadão".

"A função dele não é só atingir a meta de inflação que ele estabeleceu. A função dele também é gerar empregos e fazer a economia crescer. Ele tem responsabilidade de olhar a política monetária por vários vieses. Ele não pode apenas achar que é preciso aumentar os juros", defendeu.

"Esse cidadão está a serviço de quem e fazendo o quê? O Brasil está precisando soltar a rédea para começar a crescer. Só o crescimento vai fazer com que tenha distribuição de riqueza", afirmou.

continua após publicidade

Amazônia

Lula cobrou ainda que o presidente da França, Emannuel Macron, participe da cúpula dos países amazônicos, que vai acontecer em agosto, na cidade de Belém do Pará. "A França foi convidada, porque a França é o único país europeu que faz fronteira com a Amazônia por causa da Guiana (Francesa). Não sei se o Macron vem, eu o convidei pessoalmente. Seria importante que ele viesse, porque não é ficar falando da Amazônia lá da Europa. Venha conhecer a Amazônia, venha ver como vive o povo."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Lula diz que Haddad não foi indicado para agradar mercado e volta a criticar Campos Neto"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!