MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Lula diz que governo está determinado a falar com governadores e renegociar dívida dos Estados

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse que o governo federal está determinado a sentar com os governadores para renegociar a dívida dos Estados. De acordo com o presidente, não é favor, mas uma obrigação da gestão solucionar o problem

Sofia Aguiar (via Agência Estado)

·
Escrito por Sofia Aguiar (via Agência Estado)
Publicado em 15.03.2024, 14:21:00 Editado em 15.03.2024, 14:25:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse que o governo federal está determinado a sentar com os governadores para renegociar a dívida dos Estados. De acordo com o presidente, não é favor, mas uma obrigação da gestão solucionar o problema da dívida.

continua após publicidade

"Estamos determinados a sentar com os governadores, renegociar a dívida dos Estados para que a gente conceda para todo mundo o direito de respirar", disse o chefe do Executivo em anúncio de ações e investimentos do governo Lula 3 ao Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, 15, em Porto Alegre.

O governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), havia cobrado no período da manhã um movimento do governo sobre o tema.

continua após publicidade

"Queria dizer a você, governador, não será nenhum favor, será obrigação do governo federal sentar e tentar encontrar uma solução", afirmou Lula. "Para mim, a boa governança passa pelos prefeitos ter um pouco de dinheiro para fazer as coisas na sua cidade, passa pelo governador ter um pouco de recurso para fazer as coisas, e passa pela cumplicidade. A boa cumplicidade entre os entes federados para que este país deixe de fazer um país pobre e se transforme em um país rico", acrescentou.

No período da manhã desta sexta, o governo federal detalhou recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o Rio Grande do Sul. Para este ano, está previsto o investimento de R$ 29,5 bilhões.

No período da tarde, Lula irá à cidade de Lajeado para fazer novos anúncios e prestação de contas das ações na reconstrução dos municípios gaúchos após as enchentes registradas no Estado.

Segundo o chefe do Executivo, o governo federal não está fazendo "nenhum favor" diante dos investimentos anunciados, mas cumprindo apenas a obrigação. "Estamos devolvendo ao povo do Rio Grande do Sul um pouco daquilo que a gente arrecada do trabalho do povo do Rio Grande do Sul."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Lula diz que governo está determinado a falar com governadores e renegociar dívida dos Estados"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!