MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Lula diz acreditar que o acordo Mercosul-UE seja fechado ainda neste ano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quarta-feira, em Bruxelas, acreditar que o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul será fechado em 2023. "Pela primeira vez estou otimista de que vamos concluir esse acordo ainda este an

Italo Bertão Filho e João Paulo Nucci (via Agência Estado)

·
Escrito por Italo Bertão Filho e João Paulo Nucci (via Agência Estado)
Publicado em 19.07.2023, 07:20:00 Editado em 19.07.2023, 07:25:26
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quarta-feira, em Bruxelas, acreditar que o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul será fechado em 2023. "Pela primeira vez estou otimista de que vamos concluir esse acordo ainda este ano", afirmou o presidente, em entrevista coletiva após a reunião de cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) com a União Europeia (UE).

continua após publicidade

Lula voltou a criticar a carta adicional que a União Europeia apresentou durante as negociações, que classificou como "agressiva". "A carta que a Europa fez para o Mercosul ameaçava com punição se a gente não cumprisse determinados quesitos ambientais. E a gente disse para a União Europeia que dois parceiros estratégicos não discutem com ameaças, discutem com propostas", afirmou.

O presidente disse que o Brasil já preparou uma resposta ao documento europeu. O texto está em discussão no âmbito do Mercosul e será entregue "daqui a duas ou três semanas" à União Europeia. "Volto para o Brasil feliz porque nós conseguimos um intento muito grande que foi restabelecer de forma madura as negociações com a União Europeia."

continua após publicidade

Lula voltou a ressaltar a importância da defesa das compras governamentais no acordo com os europeus. "Temos interesse em ter a possibilidade de nos reindustrializar", disse o presidente. "Por isso que não abrimos mão das compras governamentais, um instrumento de desenvolvimento interno. Os Estados Unidos fazem isso, a Europa faz isso, a Alemanha faz isso e o Brasil tem o direito de fazer isso."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "Lula diz acreditar que o acordo Mercosul-UE seja fechado ainda neste ano"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!