MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Lula defende aproximação com Arábia Saudita e diz que trabalha para garantir equilíbrio fiscal

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu na manhã desta quarta-feira, 12, uma aproximação entre o Brasil e a Arábia Saudita e defendeu o governo federal tem atuado para assegurar o equilíbrio fiscal e uma reforma tributária. O chefe

Daniela Amorim, Denise Luna, Juliana Garçon e Rayanderson Guerra (via Agência Estado)

·
Escrito por Daniela Amorim, Denise Luna, Juliana Garçon e Rayanderson Guerra (via Agência Estado)
Publicado em 12.06.2024, 11:13:00 Editado em 12.06.2024, 11:20:55
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu na manhã desta quarta-feira, 12, uma aproximação entre o Brasil e a Arábia Saudita e defendeu o governo federal tem atuado para assegurar o equilíbrio fiscal e uma reforma tributária. O chefe do Executivo afirmou durante evento do Future Investment Initiative (FII) Institute, organização sem fins lucrativos apoiada pelo FIP (fundo soberano da Arábia Saudita) e 30 empresas globais, que o aumento da arrecadação e a queda da taxa de juros criarão um ambiente favorável para os investidores.

continua após publicidade

"Estamos arrumando a casa e colocando das contas públicas em ordem para assegurar o equilíbrio fiscal. O aumento da arrecadação e a queda da taxa de juros permitirão a redução do déficit sem comprometer a capacidade de investimento público. A reforma tributária vai tornar nosso regime mais eficiente mais justo deixando de penalizar os mais pobres e dando mais competitividade para a economia", afirmou Lula.

De acordo com o presidente, "a coisa mais importante para o investidor é a estabilidade" e, para ele, "o Brasil tem de sobra para oferecer".

continua após publicidade

"Contrariando as expectativas pessimistas, nosso PIB cresceu 2,5% nos últimos doze meses. Até o final do mandato poderemos ser a sexta economia mundial, hoje somos oitava. Restabelecemos a política de valorização do salário mínimo e reestruturamos programas sociais. O Brasil se firma no cenário internacional como um porto seguro", disse.

Lula citou os recentes ataques a democracia brasileira e afirmou que as instituições resistiram à tentativa de desmonte por forças extremistas.

"Nossas instituições sobreviveram à tentativa de desmonte do Estado brasileiro. A democracia prevaleceu sob os ataques de forças extremistas", disse.

continua após publicidade

Para uma plateia de investidores e de autoridades, o petista ressaltou que o Brasil detém as melhores condições climáticas e energéticas para a atração de investimentos e disse que o mercado "não é uma entidade abstrata apartada da política e sociedade. Não se sustenta sem estabilidade política e social."

"Temos potencial extraordinário para nos tornar maior produtor de hidrogênio do mundo", disse Lula, acrescentando que "quando se fala da questão climática e energética, não tem nenhum país que pode oferecer" o que Brasil oferece e que "quando o País começar a explorar a Margem Equatorial", daremos um salto de produção.

O presidente ressaltou a aproximação entre o Brasil e a Arábia Saudita.

"Já é passada a hora de reconhecer o crescente peso de países como Arábia Saudita e Brasil, sócios cada vez mais próximos, e parceiros dos Brics. Arábia Saudita sempre terá no Brasil um aliado privilegiado", afirmou Lula.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Lula defende aproximação com Arábia Saudita e diz que trabalha para garantir equilíbrio fiscal"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!