MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Lula critica FMI por não ter 'paciência' com situação econômica da Argentina

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pediu para que o Fundo Monetário Internacional (FMI) tenha "mais paciência" com a Argentina, diante da seca histórica enfrentada no país vizinho. Em sua avaliação, o fundo não deveria ficar com uma "es

Sofia Aguiar e Caio Spechoto (via Agência Estado)

·
Escrito por Sofia Aguiar e Caio Spechoto (via Agência Estado)
Publicado em 02.08.2023, 16:06:00 Editado em 02.08.2023, 16:14:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pediu para que o Fundo Monetário Internacional (FMI) tenha "mais paciência" com a Argentina, diante da seca histórica enfrentada no país vizinho. Em sua avaliação, o fundo não deveria ficar com uma "espada em cima da cabeça" do presidente da nação, Alberto Fernández.

continua após publicidade

"Fico muito preocupado de ver um país tão importante como a Argentina chegar na situação econômica que está hoje", afirmou Lula, em café da manhã com correspondentes nesta quarta-feira 2, no Palácio do Planalto. "O FMI deveria ter um pouco mais de paciência com a Argentina, porque sabe da situação da seca na Argentina. O FMI não deveria ficar com uma espada em cima da cabeça do presidente da Argentina."

Na fala, Lula afirmou ter feito tudo o que pôde para ajudar o país vizinho. "Conversei com Xi Jinping (presidente da China), com Dilma (Rousseff, presidente) do NDB, tentando fazer tudo o que é possível dentro do quadro legal das instituições financeiras", citou.

continua após publicidade

Eleições

Em relação às eleições no país vizinho, Lula preferiu evitar debater o assunto. "Peço a Deus que a democracia prevaleça na Argentina, que vença a democracia, que vença o candidato que tem mais perspectiva de falar em inclusão social e não o candidato que acha que acha que tudo o que é investimento em política pública é gasto", disse.

A esquerda definiu o ministro da Economia, Sergio Massa, como candidato governista às eleições presidenciais de outubro. A Argentina vive uma grave crise econômica, com a inflação passando de 100% ao ano e com o governo buscando fontes externas de financiamento no exterior.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "Lula critica FMI por não ter 'paciência' com situação econômica da Argentina"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!