MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Lula cobra explicação para o preço do ovo: 'Não encontrei uma galinha pedindo aumento'

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira, 7, que o governo poderá tomar alguma "atitude drástica" contra a inflação dos alimentos se não encontrar uma "solução pacífica". O petista também afirmou que o preço dos ovos está saindo do c

Caio Spechoto e Sofia Aguiar (via Agência Estado)

·
Escrito por Caio Spechoto e Sofia Aguiar (via Agência Estado)
Publicado em 07.03.2025, 16:43:00 Editado em 07.03.2025, 16:48:55
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira, 7, que o governo poderá tomar alguma "atitude drástica" contra a inflação dos alimentos se não encontrar uma "solução pacífica". O petista também afirmou que o preço dos ovos está saindo do controle mesmo sem as galinhas estarem pedindo aumento. O chefe de governo deu as declarações em um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Campo do Meio (MG).

continua após publicidade

"Eu agora estou preocupado com o preço dos alimentos. Estou muito preocupado, estamos fazendo muito. Ontem foi feita uma reunião no Palácio, com muito ministro, com muito empresário. Já tomamos algumas medidas. Eu quero encontrar uma explicação para o preço do ovo. A galinha não está cobrando caro. Eu não encontrei uma galinha pedindo aumento no ovo. A coitadinha sofre, ainda canta quando põe o ovo, mas o ovo está saindo do controle. Uns dizem que é o calor, outros dizem que é exportação", disse o presidente da República.

"O preço do café está muito caro para o consumidor, o preço do ovo está muito caro, o preço do milho está caro. E nós estamos tentando encontrar uma solução. A gente não quer brigar com ninguém, a gente quer encontrar uma solução pacífica. Mas, se a gente não encontrar, a gente vai ter que tomar atitude mais drástica, porque o que interessa é levar a comida barata para a mesa do povo brasileiro", declarou o petista.

continua após publicidade

A inflação dos alimentos é um dos assuntos politicamente mais delicados na cúpula do governo e também atrai a atenção do mercado financeiro. Há o receito, no setor privado, de Lula adotar medidas como restrições a exportações de produtos alimentícios feitos no Brasil (o que prejudicaria o setor) ou subsídios a esses gêneros, o que dificultaria a redução da dívida pública. A principal ação anunciada até o momento é a isenção de imposto de importação de alguns produtos.

Lula também deu a entender que "atravessadores" são culpados pela alta nos preços. "E ela comida pode ser barata pagando um preço justo para o produtor. A gente acha que o produtor também tem direito de ganhar dinheiro. A gente não quer que o produtor tenha prejuízo, a gente quer também que ele ganhe. O que nós precisamos é saber que tem atravessador no meio", declarou o presidente da República.

"Entre o produtor e o consumidor devem ter muito, muito, muita gente que mete dedo. E nós vamos descobrir quem é o responsável por isso, numa boa", disse Lula. Ele também afirmou que é necessário baratear a carne.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "Lula cobra explicação para o preço do ovo: 'Não encontrei uma galinha pedindo aumento'"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!