Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Lula: Brasil é o país com mais autoridade moral sobre energia renovável e não tem de se curvar

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu que o Brasil é o País com mais "autoridade moral" no mundo sobre energias limpas. "A gente pode virar a Arábia Saudita do combustível renovável", destacou em cerimônia de ampliação da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), da Petrobras, em Pernambuco.

"Os países ricos querem chegar a 40% de energia renovável em 2050, daqui a 25 anos. Nós temos que olhar para a cara deles e dizer, enquanto vocês querem chegar a 40% de renovável em 2050, em 2025, o Brasil já tem 53% de energia renovável", enfatizou o presidente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Lula destacou que a questão dos combustíveis fósseis foi discutida na COP30, sediada em Belém em novembro, e defendeu um "roteiro" para abandonar o uso de petróleo e outros fósseis - que ficou de fora do documento final da conferência. "A gente queria que entrasse no documento a questão do combustível fóssil. Temos que mapear ou desenhar um roteiro para que a gente possa diminuir a utilização", disse Lula.

O presidente mencionou a pesquisa de petróleo na Margem Equatorial, que foi autorizada pelo Ibama e gera críticas de ambientalistas. "Todo mundo sabe que nós estamos analisando e pesquisando a margem equatorial lá, perto do Amapá. E tem gente que é contra, tem gente que é favorável, tem gente que quer que a gente cuide, tem gente que quer que a gente não cuide, e a gente vai cuidar. A gente vai fazer com respeito que a gente tem que dar às futuras gerações."

Para Lula, a Petrobras é uma "empresa de energia", não só uma empresa de petróleo, e deve "usar parte do dinheiro que ganha para fazer transição energética". As declarações foram feitas em cerimônia de ampliação da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline