MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Lira volta a pedir sensbilidade a governadores em projeto de ICMS de combustíveis

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), voltou a pedir sensibilidade aos governadores em relação ao projeto que muda a incidência de ICMS sobre combustíveis e estabelece um valor fixo por litro para o imposto. Segundo ele, diante da forte crise econô

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.10.2021, 10:40:00 Editado em 15.10.2021, 10:48:35
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), voltou a pedir sensibilidade aos governadores em relação ao projeto que muda a incidência de ICMS sobre combustíveis e estabelece um valor fixo por litro para o imposto. Segundo ele, diante da forte crise econômica nacional, mesmo que não seja possível controlar o preço do Petróleo e do dólar, a Casa não pode ficar na "inércia" em relação ao tema e reforçou que a Câmara sempre foi "solícita" com os gestores estaduais.

continua após publicidade

"Mas não é justo que o consumidor não possa ser priorizado nesse momento em detrimento de uma manutenção de arrecadação crescente geometricamente para os governos dos Estados nas comunicações, contas de energia e combustível", declarou Lira na manhã desta sexta-feira, em entrevista à Globo News.

De acordo com o parlamentar, Estados poderiam abrir mão de arrecadar mais com o ICMS já que vivem uma situação fiscal "muito boa, como jamais vista".

continua após publicidade

O presidente da Câmara rebateu a crítica de que o projeto representará uma economia muito baixa para o consumidor. "Eu não sei quais senadores falaram isso, eu acho que talvez esse senador não sinta no bolso a dificuldade de um caminhoneiro, de um Uber, de um taxista", declarou. "Nós não podemos ficar na letargia, na inércia de não fazermos nada, já que não podemos controlar o dólar", disse Lira.

Conforme mostrou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), com a aprovação do projeto na Câmara, os Estados passaram a desenhar estratégias para barrar a mudança na cobrança do ICMS no Senado e também alterar a reforma do Imposto de Renda.

Os governos estaduais estimam perdas de arrecadação que passam de R$ 30 bilhões por ano com as duas propostas aprovadas recentemente na Câmara. Os governadores querem formar uma frente para tentar rejeitar ou engavetar a proposta no Senado, Casa mais próxima aos executivos estaduais. Além disso, passaram a estudar uma medida judicial para derrubar a mudança na legislação, alegando que uma lei complementar federal não pode interferir na cobrança de um tributo estadual.

continua após publicidade

Apesar da perda estimada de arrecadação, Lira afirmou que "não é correto" os gestores estaduais afirmarem que o projeto vai tirar a arrecadação. "Os Estados têm um percentual fixo e nós não mexemos no percentual do ICMS dos Estados", destacou.

Aprovado na Câmara dos Deputados, o projeto agora será apreciado pelo Senado. Lira afirmou que espera que os senadores tenham a "sensibilidade" de ouvir as demandas e críticas de governadores, "mas não deixem de votar esse projeto", defendeu.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Lira volta a pedir sensbilidade a governadores em projeto de ICMS de combustíveis"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!