MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Lira cobra solução rápida para conta de luz após reunião 'produtiva' com Sachsida

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), classificou nesta quarta-feira, 18, como "produtiva" a reunião que manteve com o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, e disse esperar uma resposta "em um prazo bastante curto" sobre os aumentos nas tar

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.05.2022, 12:57:00 Editado em 18.05.2022, 13:01:28
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), classificou nesta quarta-feira, 18, como "produtiva" a reunião que manteve com o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, e disse esperar uma resposta "em um prazo bastante curto" sobre os aumentos nas tarifas de energia elétrica no País, que viraram alvo do Congresso.

continua após publicidade

"Nós tivemos uma reunião bastante produtiva. O ministro Sachsida saiu daqui com a incumbência de se reunir com as distribuidoras, com a Aneel, com os parlamentares para que discutam uma saída equilibrada que possa, a partir deste momento, ter um encaminhamento de solução para a diminuição desse repasse que, apesar de ser contratual, pode ser minimizado". afirmou Lira, após o encontro, que reuniu, além de Sachsida, representantes da Aneel e parlamentares.

Participaram da reunião, por exemplo, o presidente da Frente Parlamentar da Energia Renovável, deputado Danilo Forte (União Brasil-CE), e o deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), que também trata de temas relacionados a energia. O presidente da Câmara disse esperar uma solução que venha da "sensibilidade" da Aneel e das distribuidoras.

continua após publicidade

De acordo com Lira, haverá novas reuniões ao longo do dia. O objetivo é definir como se dará o andamento do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para sustar os aumentos nas tarifas de energia elétrica autorizados pela Aneel. A proposta tramita na Câmara e já foi defendida por Lira. Ele chegou a dizer que a suspensão dos aumentos, inicialmente focada no Ceará, pode valer para o País inteiro.

"Nós esperamos uma resposta num prazo bastante curto para que a Câmara possa discutir, dentro do Congresso Nacional, na pauta do plenário ou não, a solução para este problema, que eu espero que venha da sensibilidade da Aneel e das distribuidoras, que fazem das concessões, neste momento no Brasil, um tema de grande discussão", declarou Lira.

Em ano de eleição, parlamentares pressionam Lira para colocar em votação o decreto. Os parlamentares apresentaram na Comissão de Minas e Energia da Câmara uma série de requerimentos para convocar o ministro Sachsida para falar sobre a alta da energia elétrica e dos combustíveis.

continua após publicidade

Como mostrou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), a proximidade do cronograma de reajustes de energia elétrica das distribuidoras que atendem os dois maiores colégios eleitorais do País - Cemig (Minas Gerais) e Enel Distribuição (antiga Eletropaulo), de São Paulo - pressiona o novo ministro de Minas e Energia a buscar alternativas para travar a alta na conta de luz.

Bolsonaro cobra a redução de energia. Ele chegou a prometer 20% de queda na conta de luz, mas com os reajustes programados das distribuidoras a queda deve ficar em torno de 6%.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Lira cobra solução rápida para conta de luz após reunião 'produtiva' com Sachsida"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!