MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Líderes do FMI e da OMC advertem para custos da fragmentação no comércio global

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, e a diretora-geral da Organização Mundial de Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala, advertem para um refluxo na interdependência e no comércio internacionais e para os custos p

Gabriel Bueno da Costa (via Agência Estado)

·
Escrito por Gabriel Bueno da Costa (via Agência Estado)
Publicado em 01.06.2023, 14:13:00 Editado em 01.06.2023, 14:19:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, e a diretora-geral da Organização Mundial de Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala, advertem para um refluxo na interdependência e no comércio internacionais e para os custos potenciais dessa fragmentação. Em artigo firmado pelas duas na Finance & Development Magazine, publicada nesta quinta-feira pelo Fundo, as autoridades afirmam que restrições ao comércio e subsídios têm crescido, na resposta à pandemia e diante da guerra da Rússia na Ucrânia.

continua após publicidade

Países buscam garantir cadeias de oferta estratégica e recorrem a políticas que distorcem o comércio, apontam. Caso mantidos e aprofundados, esses passos podem "abrir a porta para políticas orientadas para alianças, que reduzem a eficiência econômica e fragmentam o sistema de comércio global", alertam. Pode ainda haver efeito contrário ao esperado, com cadeias de produção mais limitadas sendo mais vulneráveis a choques localizados.

Georgieva e Okonjo-Iweala afirmam que o investimento estrangeiro direto está cada vez mais concentrado em países com alinhamento geopolítico.

continua após publicidade

Elas destacam a importância do comércio global, ao resultar em avanços na produtividade, apoiar o crescimento a partir das exportações e reforçar a segurança econômica, ao dar a empresas e famílias opções em caso de algum choque interno. Essas cadeias globais foram cruciais na pandemia, ao circular insumos médicos, inclusive vacinas, recordam.

O FMI e a OMC dizem que a fragmentação "seria custosa para a economia global". Um cenário com o comércio global dividido em dois blocos poderia levar a uma queda de 5% no PIB global, aponta estudo da OMC. O FMI ainda aponta que a fragmentação no comércio retira de 0,2 a 0,7% do PIB global, e diz que o custo pode ser ainda maior em caso de "desacoplamento tecnológico".

O alerta é feito em meio a tensões e sanções de parte a parte, em tecnologia inclusive, entre EUA e China.

A dupla de autoridades recomenda que causas subjacentes de descontentamento sejam resolvidas, o que seria mais eficaz que as intervenções no comércio hoje vistas. Mesmo com tensões geopolíticas, a cooperação no comércio segue possível, acreditam. Segundo elas, essa cooperação é crucial para avançar em temas cruciais atuais, entre eles as mudanças climáticas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Líderes do FMI e da OMC advertem para custos da fragmentação no comércio global"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!