MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Líderes de UE e America Latina concordam em fortalecer comércio e investimento

Líderes da União Europeia (UE) e da Comunidade de Estados da América Latina e Caribenhos (Celac) concordaram em fortalecer o comércio e o investimento entre as regiões, em declaração conjunta após se reunirem em Bruxelas.O documento também destaca o traba

Laís Adriana e Rafaela Rasera (via Agência Estado)

·
Escrito por Laís Adriana e Rafaela Rasera (via Agência Estado)
Publicado em 18.07.2023, 18:54:00 Editado em 18.07.2023, 18:59:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Líderes da União Europeia (UE) e da Comunidade de Estados da América Latina e Caribenhos (Celac) concordaram em fortalecer o comércio e o investimento entre as regiões, em declaração conjunta após se reunirem em Bruxelas.

continua após publicidade

O documento também destaca o trabalho em andamento para ratificar o acordo entre Mercosul e UE, além de parabenizar os processos para assinatura de acordos bilaterais da União Europeia com o Chile e o México. "Ressaltamos a importância da plena implementação dos Acordos de Associação e Comércio entre a UE e os parceiros da Celac. Defendemos a ratificação dos acordos assinados e atualmente aplicados", pontuaram os líderes.

A declaração traz compromissos com o meio ambiente e medidas contra a crise climática dos dois blocos. Os países desenvolvidos se comprometeram em mobilizar conjuntamente o valor de US$ 100 bilhões por ano e destiná-lo ao financiamento climático para apoiar os países em desenvolvimento e para duplo financiamento de adaptação até 2025. "Reconhecemos a contribuição potencial da Agenda Global Gateway Investment da UE-CELAC, que abordará as lacunas de investimento de acordo com as prioridades comuns da UE e da América Latina e Caribe", escreveram.

continua após publicidade

Os líderes também reiteraram o apoio ao acordo de grãos do Mar Negro e expressaram "profunda preocupação" com a guerra na Ucrânia. No documento, os países concordaram em fortalecer a colaboração financeira e reconheceram que é essencial "ter um sistema multilateral justo, inclusivo e eficaz que aloca recursos apropriados para o desenvolvimento sustentável e responde às necessidades específicas dos países mais vulneráveis".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Líderes de UE e America Latina concordam em fortalecer comércio e investimento"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!