MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Lançamentos de imóveis em outubro crescem na comparação anual, diz Secovi-SP

O mercado imobiliário da cidade de São Paulo teve alta nos lançamentos em outubro, enquanto as vendas permaneceram estáveis, na comparação anual, de acordo com pesquisa divulgada nesta quarta-feira pelo Sindicato da Habitação (Secovi-SP).As incorporadoras

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.12.2021, 13:25:00 Editado em 01.12.2021, 13:33:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O mercado imobiliário da cidade de São Paulo teve alta nos lançamentos em outubro, enquanto as vendas permaneceram estáveis, na comparação anual, de acordo com pesquisa divulgada nesta quarta-feira pelo Sindicato da Habitação (Secovi-SP).

continua após publicidade

As incorporadoras estão mantendo um volume alto de lançamentos porque estão desovando projetos que já estavam em seus planos, com licenças aprovadas e estandes prontos. No entanto, o setor já vem registrando redução na velocidade das vendas e deve cessar o crescimento em 2022, após recordes em 2021 e 2020.

Os lançamentos somaram 6.876 unidades em outubro. O montante foi 11,5% inferior a setembro e 10,5% superior ao mesmo mês do ano passado. No acumulado de 12 meses, os lançamentos totalizaram 83.721 unidades, ficando 49,7% acima do mesmo período do ano anterior.

continua após publicidade

As vendas foram de 5.555 unidades. O resultado foi 9,2% superior a setembro e estável em relação a outubro do ano passado. No acumulado de 12 meses, as vendas totalizaram 65.693 unidades, aumento de 28,2%.

A velocidade de vendas (indicador que mede a quantidade de unidades vendidas em relação ao total ofertado no período) ficou em 9,3% em outubro. O patamar superou setembro (9,1%), mas veio abaixo de outubro do ano passado (14,6%). Em 12 meses, a velocidade de vendas baixou para 56,4%, de 57,2% no período anterior.

A capital paulista encerrou o mês de outubro com 54.010 casas e apartamentos novos no estoque disponível para venda, considerando unidades na planta, em obras e recém-construídas. O estoque aumentou 5,7% em relação a setembro e ficou 66,0% acima do volume de outubro do ano passado.

continua após publicidade

O presidente do Secovi-SP, Basílio Jafet, afirmou em nota que estão mantidas as projeções de encerrar 2021 com crescimento em torno de 17% a 25% tanto em lançamentos quanto em vendas.

Já para o ano que vem, a perspectiva é de estabilidade. "Diante de um cenário de inflação na casa de dois dígitos, com trajetória ainda indefinida, e de alta da taxa básica de juros, acreditamos em uma possível acomodação do mercado, que poderá também ser impactado pelas incertezas comuns em ano de eleições majoritárias", afirmou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Lançamentos de imóveis em outubro crescem na comparação anual, diz Secovi-SP"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!