MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Lagarde: notícias sobre vacinas são encorajadoras, mas aumento de casos é desafio

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, manifestou preocupação em discurso ao Parlamento Europeu com o aumento de casos de covid-19 pelo mundo e seus efeitos sobre a atividade econômica. Ela reforçou que a instituição permanecerá d

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.11.2020, 07:17:00 Editado em 19.11.2020, 07:22:21
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, manifestou preocupação em discurso ao Parlamento Europeu com o aumento de casos de covid-19 pelo mundo e seus efeitos sobre a atividade econômica. Ela reforçou que a instituição permanecerá dando apoio à recuperação da região.

continua após publicidade

"Embora as últimas notícias sobre a vacina pareçam encorajadoras, o recente aumento nos casos de coronavírus e a reimposição associada de uma série de medidas de contenção estão aumentando o nível já elevado de incerteza e representam um sério desafio para a zona do euro e a economia global", afirmou nesta quinta-feira, 19.

Neste contexto, destacou a dirigente, os indicadores de alta frequência mostram que zona do euro perdeu dinamismo no quatro trimestre, à medida que o ressurgimento da covid-19 pesa sobre a atividade, em especial pelo setor de serviços.

continua após publicidade

"De um modo geral, espera-se que a economia da zona do euro seja gravemente afetada pelas consequências do rápido aumento das infecções e do restabelecimento das medidas de contenção, o que representa um claro risco descendente para as perspectivas econômicas de curto prazo", disse Lagarde.

A presidente do BCE reforçou ainda que a fraqueza da atividade econômica também se reflete na evolução da inflação. "A fraca demanda, especialmente nos setores relacionados a turismo e viagens, e uma folga significativa nos mercados de trabalho e de produção estão aumentando a pressão para baixo. Nesse ambiente, esperamos que a inflação global deva permanecer em território negativo até o início de 2021", comentou.

Christine Lagarde se somou ao coro dos principais formuladores de política monetária no mundo para cobrar mais respostas fiscais à crise causada pela covid-19. Segundo ela, é mais importante do que nunca que as duas frentes (fiscal e monetária) trabalhem juntas. "A demanda fraca e o risco elevado justificam apoio contínuo da política fiscal", afirmou. Lagarde ressaltou ainda a necessidade de o fundo comum da União Europeia Next Generation seja operacionalizada sem demora.

continua após publicidade

Ferramentas de ajuste

A presidente do BCE também destacou ao Parlamento Europeu nesta quinta que as medidas monetárias tomadas pela instituição no âmbito da crise têm sido bem sucedidas e que, por isso, seguirão sendo as principais ferramentas de apoio.

"Embora todas as opções estejam sobre a mesa, Programa de Compras de Emergência na Pandemia (PEPP) e nossas Operações de Refinanciamento de Prazo Mais Longo Direcionadas (TLTROs) têm provado sua eficácia no ambiente atual e podem ser ajustados dinamicamente para reagir a como a pandemia evolui. Portanto, é provável que continuem sendo as principais ferramentas de ajuste de nossa política monetária", afirmou Lagarde.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Lagarde: notícias sobre vacinas são encorajadoras, mas aumento de casos é desafio"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!