MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Lagarde: atividade da zona do euro deverá ter firme recuperação no 2º semestre

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse nesta quinta-feira que a expectativa é que a atividade econômica da zona do euro tenha uma firme recuperação no segundo semestre de 2021, diante das atuais campanhas de vacinação contra

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.03.2021, 07:23:00 Editado em 18.03.2021, 09:14:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse nesta quinta-feira que a expectativa é que a atividade econômica da zona do euro tenha uma firme recuperação no segundo semestre de 2021, diante das atuais campanhas de vacinação contra a covid-19 e com a gradual retirada de medidas de bloqueio motivadas pela doença.

continua após publicidade

Em discurso introdutório para a reunião do Comitê para Assuntos Econômicos e Monetários do Parlamento Europeu, Lagarde disse que os riscos para a perspectiva de crescimento do bloco no médio prazo ficaram mais equilibrados, mas ressaltou que os riscos de curto prazo ainda são negativos.

Lagarde também reiterou que o BCE implementará compras de ativos por meio do programa emergencial conhecido como PEPP "de forma flexível e de acordo com as condições de mercado". Na semana passada, o BCE anunciou que irá acelerar essas compras nos próximos meses.

continua após publicidade

Se for possível garantir condições financeiras favoráveis, o BCE poderá não utilizar o PEPP - que pode chegar a 1,85 trilhão de euros - em sua integridade, afirmou Lagarde.

A presidente do Banco Central Europeu disse ainda que a entidade continuará monitorando os desdobramentos no mercado de câmbio e suas possíveis implicações para a perspectiva de inflação no médio prazo.

Sobre a recente tendência de alta nos juros de bônus de governos, Lagarde disse que aumentos consideráveis e persistentes "podem se tornar inconsistentes com o combate ao impacto para baixo da pandemia na trajetória projetada da inflação". Segundo Lagarde, o BCE vem respondendo a aumentos de juros que estão se antecipando à recuperação econômica, mas não está focado em pequenos surtos de inflação.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Lagarde: atividade da zona do euro deverá ter firme recuperação no 2º semestre"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!