MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Juros: Taxas recuam alinhadas ao alívio no câmbio e descoladas dos Treasuries

Fechamento Juros: Taxas recuam alinhadas ao alívio no câmbio e descoladas dos Treasuries -Por Denise AbarcaSão Paulo, 11/03/2024 - Os juros futuros fecharam em queda, estabelecido ainda pela manhã, acompanhando a virada do dólar para baixo e se descolando

Denise Abarca (via Agência Estado)

·
Escrito por Denise Abarca (via Agência Estado)
Publicado em 11.03.2024, 18:18:00 Editado em 11.03.2024, 18:23:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Fechamento Juros: Taxas recuam alinhadas ao alívio no câmbio e descoladas dos Treasuries -

continua após publicidade

Por Denise Abarca

São Paulo, 11/03/2024 - Os juros futuros fecharam em queda, estabelecido ainda pela manhã, acompanhando a virada do dólar para baixo e se descolando da alta moderada dos rendimentos dos Treasuries. A agenda de indicadores foi fraca, o que reforçou a atenção do mercado ao noticiário envolvendo a Petrobras e os riscos fiscais, antes dos dados de inflação no Brasil e nos Estados Unidos, amanhã.

continua após publicidade

A taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2025 encerrou 9,870%, de 9,890% na sexta-feira, e o DI para janeiro de 2026, com taxa de 9,70% (mínima), de 9,75% na sessão anterior. O DI para janeiro de 2027 terminou com taxa de 9,93%, na mínima, (de 9,98%) e o DI para janeiro de 2029, com taxa de 10,40%, de 10,44%.

O câmbio serviu hoje de referência para a curva desde cedo, com as taxas acompanhando de perto as idas e vindas da moeda. Começaram o dia em alta e passaram a cair com o alívio no dólar, contrariando o sinal positivo dos yields dos Treasuries. A moeda americana chegou a tocar os R$ 5 no máxima, em linha com a tendência externa, mas tal nível acabou atraindo fluxo e levando à troca de sinal. No fechamento, estava em R$ 4,9784 (-0,05%) no segmento à vista.

O gatilho para a recuperação do mercados de câmbio e DI veio da expectativa de reversão da decisão do Conselho da Petrobras de não pagar dividendos extraordinários, após o Broadcast informar que o grupo de conselheiros indicado pelo governo poderia reconsiderar a questão. O mercado se animou com a possibilidade, até porque o presidente da empresa, Jean Paul Prates, se reuniria nesta tarde com o presidente Lula, que, segundo O Globo, teria arbitrado a disputa em torno dos dividendos depois de duas reuniões no Palácio do Planalto que não constaram na agenda oficial.

continua após publicidade

A expectativa pela reunião renovou a esperança de uma reviravolta no caso, blindando a curva de juros do impacto do aumento da cautela no exterior à tarde, quando as taxas dos Treasuries ampliaram o ritmo de alta, com a T-Note de dez aos voltando a operar nos 4,10%.

Também nesta terça-feira será dia de inflação no Brasil, com a publicação do IPCA de fevereiro. As taxas chegaram a tocar as mínimas no meio da tarde com o mercado ajustando posições a uma eventual surpresa positiva com o dado, mas o movimento não prosperou após a divulgação de trechos de uma entrevista de Lula, que vai ao ar no SBT Brasil nesta noite, nos quais fala sobre a Petrobrás.

Lula afirma que a empresa "não pode só pensar nos acionistas", mas também em investimentos para 200 milhões de brasileiros. "Tenho compromisso de reduzir preço dos combustíveis e gás de cozinha. Não tem por que ter preço dos combustíveis equiparado ao internacional", disse. As declarações foram dadas ao SBT na manhã desta segunda-feira, antes da reunião de Lula com Prates.

Sobre o IPCA, a mediana das estimativas é de 0,78%, ante 0,42% em janeiro. Para os preços de abertura, a expectativa é de que ganhem fôlego os núcleos, livres, administrados e serviços. Por outro lado, devem arrefecer os preços de serviços subjacentes, alimentação no domicílio e bens industriais.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Juros: Taxas recuam alinhadas ao alívio no câmbio e descoladas dos Treasuries"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!