Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Juros: taxas intermediárias e longas abrem mais de 30 pontos-base com risco fiscal

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

As taxas intermediárias e longas de juros abriram mais de 30 pontos-base, com o mercado precificando o risco de que o governo Lula tente conter a queda de popularidade a partir de medidas que elevem o endividamento público. Já o estresse no vértice curto acompanhou a criação de empregos maior do que a esperada em janeiro, em tese propiciando inflação mais elevada. Operadores de renda fixa se preparam, ainda, para o leilão de prefixados do Tesouro amanhã, após a instituição mostrar queda de 13,51% no colchão de liquidez de dezembro para janeiro.

A taxa de depósito interfinanceiro (DI) para janeiro de 2026 subiu a 14,760%, de 14,595% no ajuste anterior. O DI para janeiro de 2027 avançou a 14,795%, de 14,475%, e o para janeiro de 2029 subiu a 14,815%, de 14,440% ontem no ajuste.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Na avaliação do economista-chefe da Ativa Investimentos, Étore Sanchez, "a curva sobe precificando um país com endividamento maior" sob a perspectiva de que o governo Lula pode "buscar subterfúgio em expansão de gastos" para conter a queda de popularidade.

Potencializando preocupações com a inflação, os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostraram que o mercado de trabalho formal registrou um saldo positivo de 137.303 carteiras assinadas em janeiro de 2025, acima da mediana do Projeções Broadcast de criação de 50,5 mil vagas.

"Isso significa demanda adicional sobre a estrutura produtiva, que trabalha sem ociosidade e isso demandaria política monetária do Banco Central ainda mais contracionista", afirma a economista-chefe da CM Capital, Carla Argenta. Ela destaca que a dinâmica inflacionária tem se mostrado sistematicamente elevada, acima da meta de inflação de 3%.

publicidade

Durante coletiva de imprensa, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou que é uma "imbecilidade" inibir o crescimento da economia como forma de controlar a inflação. Ele também disse esperar que o BC não cumpra a alta na taxa Selic que já está contratada para março, de 1 ponto porcentual.

Operadores da renda fixa se preparam para o leilão de LTNs e NTN-Fs nesta quinta-feira. Para Sanchez, da Ativa, "o leilão não deve ser tão grande quanto o da semana passada - que foi histórico em termos de quantidade e volume financeiro -, considerando a abertura grande da curva". Ele fundamenta a tese afirmando que quando a taxa do DI sobe expressivamente, o operador considera interessante ficar em títulos a taxas flutuantes, e não em prefixados.

Segundo o estrategista-chefe da Warren Investimentos, Sérgio Goldenstein, o volume grande de emissões do Tesouro visto nos dois primeiros meses de 2025 "faz sentido" dada a dinâmica de queda do colchão de liquidez do Tesouro Nacional desde o fim do ano passado.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline