MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Juros: Taxas fecham em queda firme em dia de ajustes pós-Copom e de olho em petróleo

Apesar da disparada do dólar e do reajuste dos preços dos combustíveis anunciado hoje pela Petrobras, os juros futuros encerraram em queda firme a sessão desta sexta-feira, 17, sobretudo entre o miolo e a ponta longa da curva a termo. Como o mercado estav

Antonio Perez (via Agência Estado)

·
Escrito por Antonio Perez (via Agência Estado)
Publicado em 17.06.2022, 17:53:00 Editado em 17.06.2022, 17:59:13
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Apesar da disparada do dólar e do reajuste dos preços dos combustíveis anunciado hoje pela Petrobras, os juros futuros encerraram em queda firme a sessão desta sexta-feira, 17, sobretudo entre o miolo e a ponta longa da curva a termo. Como o mercado estava fechado ontem, em razão do feriado de Corpus Christi, os ajustes à decisão do Copom na quarta-feira, 15, de elevar a taxa Selic em 50 ponto porcentual, para 13,25%, e sinalizar novo aumento em agosto se deram hoje. A curva doméstica reflete aposta majoritária em nova alta da Selic em 0,50 ponto porcentual, para 13,75%.

continua após publicidade

Investidores também incorporaram hoje à curva doméstica o tombo de ontem das taxas dos Treasuries, diante dos temores de recessão nos Estados Unidos, na esteira da alta de juros promovida pelo Federal Reserve (Fed, o Banco Central americano), que elevou a taxa básica em 75 pontos-base, para a faixa entre 1,50% e 1,75% ao ano. A queda expressiva do petróleo, que passou a ser negociado perto dos US$ 110 o barril, ao lado de perdas de commodities metálicas, também contribuiu para a redução das taxas futuras.

A taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2023 fechou em 13,55%, de 13,604%, e a do DI para janeiro de 2024 caiu de 13,437% para 13,22%. Entre os longos, o DI para janeiro de 2027 encerrou com taxa de 12,52% (de 12,75%), ao passo que o DI para janeiro recuou 12,67% para 12,45%, na mínima da sessão.

continua após publicidade

"O reajuste dos combustíveis, principalmente da gasolina, veio abaixo do esperado. O maior impacto nos preços será do corte do ICMS. As taxas são não estão caindo mais porque o câmbio está pressionado", afirma o economista-chefe da Infinity Asset, Jason Vieira, destacando que o petróleo tem fortes perdas no mercado internacional. "Essa queda dos juros futuros parece até estranha em dia de estresse como hoje. Mas no contexto pós-Copom, de perspectiva de recessão nos EUA e perdas do petróleo, faz todo sentido".

Embora as taxas futuras mostrem expectativa de nova alta da Selic em 50 pontos-base em agosto, Vieira prevê que uma elevação terminal da Selic em 0,25 ponto, para 13,50% e afirma que, dependendo dos indicadores daqui até lá, pode nem haver elevação adicional da taxa básica. "O Copom poderia já ter parado agora, mas deu outra alta porque o Fed subiu em 75 pontos-base. Era hora de parar para esperar os efeitos defasados da política monetária", afirma Vieira, para quem o imbróglio político envolvendo a Petrobras e eventuais riscos fiscais já estão embutidos nas taxas.

Em seu comunicado na quarta-feira, o Copom afirmou que "antevê um novo ajuste, de igual ou menor magnitude" da Selic em agosto. As projeções de inflação no cenário de referência do comitê "não incorporam o impacto de medidas tributárias sobre os preços de combustíveis, energia elétrica e telecomunicações que estão em tramitação".

continua após publicidade

Na quarta-feira, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto que limita o teto do ICMS para combustíveis, energia e telecomunicações em 17% até dezembro - que já havia passado pelo Senado e é uma das principais iniciativas do governo Bolsonaro para segurar os preços da gasolina e do diesel. Essa medida, segundo analistas, pode reduzir a inflação neste ano, mas aumenta as expectativas para o IPCA em 2023.

A Petrobras anunciou hoje pela manhã o primeiro aumento dos combustíveis nas refinarias em 99 dias. O diesel vai subir 14,2% e a gasolina, 5,2%. Diversas casas fizeram as contas para calcular o impacto do reajuste sobre o IPCA deste ano. Pelos cálculos do Santander, o aumento da gasolina vai levar a acréscimo de 0,13 ponto porcentual na inflação, que o banco estima em 9,5% em 2022. Considerando gasolina e diesel, a Asa Investments projeta impacto de 0,22 ponto porcentual no IPCA deste ano.

A política de preços da Petrobras, que busca a paridade com o mercado internacional, e os lucros da petroleira foram alvo de críticas duras no meio político. O presidente Jair Bolsonaro (PL) chamou o reajuste de inconcebível e sugeriu a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o presidente e os conselheiros da Petrobras. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse que pode dobrar a taxação dos lucros da empresa, a quem acusou de não ter "absolutamente nenhuma sensibilidade". Já o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, propôs, em post no Twitter, que o governo divida "os enormes lucros da Petrobras com a população, por meio de uma conta de estabilização de preços em momentos de crise".

O economista-chefe da JF Trust, Eduardo Velho, afirma que a próxima semana "promete ser nervosa", com a "pressão de Lira e do Centrão" para alterar a dinâmica dos preços dos combustíveis, uma vez que a política de reajustes da Petrobras pode "limitar" o impacto do projeto do ICMS sobre a inflação. "Aumenta o risco fiscal do governo tentar fazer ações expansionistas e de controles de preços e de tabela. Isso pressiona o BC para prolongar a alta da Selic pela dinâmica do dólar", afirma Velho, em relatório. "O sinal é de mais 50 pontos (de aumento da taxa Selic) em agosto, mas não deveria parar".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Juros: Taxas fecham em queda firme em dia de ajustes pós-Copom e de olho em petróleo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!