MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Juros: Taxas caem, em sintonia com alívio no câmbio

Após fechar em alta nas últimas três sessões, os juros futuros tiveram queda firme nos vencimentos de médio e longo prazos, com a ponta curta encerrando apenas com um viés de baixa. O comportamento foi amparado na melhora de humor no cenário internacional

Denise Abarca (via Agência Estado)

·
Escrito por Denise Abarca (via Agência Estado)
Publicado em 07.07.2022, 17:56:00 Editado em 07.07.2022, 18:02:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Após fechar em alta nas últimas três sessões, os juros futuros tiveram queda firme nos vencimentos de médio e longo prazos, com a ponta curta encerrando apenas com um viés de baixa. O comportamento foi amparado na melhora de humor no cenário internacional, que também produziu efeitos benignos no câmbio, jogando o dólar para menos de R$ 5,35. A curva resistiu em baixa mesmo com as máximas registradas nos rendimentos dos Treasuries no meio da tarde, em meio a discursos hawkish de membros do Federal Reserve. Aqui, as questões fiscais que vinham respondendo em boa medida pela escalada recente das taxas foram assentadas com a votação da PEC dos Benefícios na comissão especial da Câmara, com o mercado já tendo digerido o impacto fiscal bilionário das medidas.

continua após publicidade

A taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2023 fechou com taxa de 13,755% (máxima), de 13,765% no ajuste de ontem. O janeiro 2024 passou de 13,551% a 13,515%. O janeiro 2025 caiu para 12,80%, de 12,89%. E o janeiro de 2027 recuou de 12,85% a 12,73%.

Com o ambiente externo hoje tranquilo, os investidores ficaram mais confortáveis na exposição ao risco e foram em busca dos gordos prêmios da curva, embora as taxas não tenham devolvido integralmente o que haviam subido. O modo risk on teve ainda suporte da leitura da ata do Federal Reserve ontem, que ao não mencionar o risco de recessão foi vista de forma positiva, ainda que tal possibilidade siga sobre a mesa diante do que o Fed promete fazer para a desaceleração da inflação - tanto que a curva das T-Notes de 2 e 10 anos segue invertida.

continua após publicidade

Nesta tarde, o presidente da distrital de St. Louis do Federal Reserve, James Bullard, considerado um dos membros mais duros do board, disse que o que está em jogo é a credibilidade da instituição e que as expectativas de inflação para os Estados Unidos podem se desequilibrar sem uma ação confiável por parte do banco central americano.

Como reação, as taxas das T-Note de 2 e 10 anos romperam 3%, mas os mercados de ações assimilaram bem as declarações.

Nas commodities, o petróleo subiu hoje cerca de 4%, mas como ainda tem grande margem de queda acumulada no mês, o desempenho desta quinta-feira não foi suficiente para impedir o fechamento da curva local. Até porque a defasagem dos preços dos combustíveis ante os internacionais está praticamente zerada e já há sinais dos efeitos das medidas do governo sobre os preços nas bombas.

O texto-base da PEC dos Benefícios, também chamada de 'Kamikaze', foi aprovado na comissão especial da Câmara e a expectativa é de que, após a análise dos destaques, a matéria siga para o plenário. Os agentes veem a tramitação célere como um mitigador da piora de risco fiscal, na medida em que a demora no processo poderia abrir brecha para a inclusão de mais benefícios sociais. Sem contar o custo das desonerações, a PEC terá impacto de R$ 41,2 bilhões fora do teto de gastos, a serem custeados, em boa medida, com recursos da privatização da Eletrobras.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Juros: Taxas caem, em sintonia com alívio no câmbio"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!