MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Juros sobem com desconforto fiscal, fala de Campos Neto e exterior

Os juros não sustentaram o movimento de queda visto pela manhã e subiram à tarde, em meio a declarações do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, à instabilidade nos mercados internacionais e preocupações com o cenário fiscal. Mesmo com a

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.09.2021, 18:00:00 Editado em 30.09.2021, 18:08:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os juros não sustentaram o movimento de queda visto pela manhã e subiram à tarde, em meio a declarações do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, à instabilidade nos mercados internacionais e preocupações com o cenário fiscal. Mesmo com a sinalização do Copom de que levará a taxa Selic para onde for necessário para recolocar a inflação na meta, a curva fechou setembro praticamente com o mesmo nível de inclinação do fim de agosto, refletindo a postura mais hawkish do Federal Reserve - que levou a uma disparada recente nos rendimentos dos Treasuries-, a falta de avanço nas reformas econômicas e indefinições do cenário fiscal.

continua após publicidade

A taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2023 subiu de 9,13% para 9,20% e a do DI para janeiro de 2025, de 10,215% para 10,28%. O DI para janeiro de 2027 fechou com taxa de 10,69%, de 10,573% na quarta-feira. O diferencial entre as taxas de janeiro de 2023 e janeiro de 2027 ficou nesta quinta-feira em 149 pontos-base, de 145 pontos na quarta e 147 pontos no fechamento de agosto.

Pela manhã, as taxas conseguiam dar sequência à baixa de quarta-feira, com o mercado digerindo sem traumas o Relatório Trimestral de Inflação (RTI) e os dados da Pnad, enquanto o exterior não tinha uma tendência bem definida. Se mantiveram em queda moderada inclusive quando saiu o edital do leilão do Tesouro, com lote de 14 milhões de LTN, o dobro em relação ao de 7 milhões ofertado 15 dias atrás nos mesmos vencimentos. No começo da tarde, porém, o recuo perdeu fôlego até que passaram a oscilar com viés de alta, entrando definitivamente em terreno positivo na última hora de negócios.

continua após publicidade

No período vespertino, as taxas dos Treasuries também passaram a subir com o reforço no discurso do Federal Reserve de que o tapering deve começar nos próximos meses. "Tivemos a piora lá fora e também, depois do RTI, o reforço na mensagem de Campos Neto sugerindo Selic terminal mais alta", disse o diretor de Gestão de Renda Fixa e Multimercados da Quantitas Asset, Rogério Braga. Ele considerou as declarações, dadas durante entrevista sobre o RTI, "hawk". "Saímos mais uma vez com a impressão de que o patamar final é acima do que o boletim Focus precifica", disse.

Segundo Campos Neto, o patamar da Selic no fim do ciclo conta mais do que ritmo de alta para convergência da inflação à meta no horizonte relevante. "Explicitamos que a Selic terminal é mais importante que o ritmo em si. E há um trade-off entre essa importância e a vantagem de se ter mais tempo para analisar informações em um ambiente volátil", argumentou o presidente do BC. Ele evitou falar em patamar máximo, mas disse que os próximos dados sobre atividade e inflação vão ser importantes para definir o nível final.

Na reta final da sessão regular, as taxas renovaram máximas com o desconforto trazido pela a informação apurada pelo Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) de que uma ala do governo estaria pressionando pela inclusão, na PEC dos Precatórios, a extensão do auxílio emergencial, contrariando o que defende a equipe econômica. A previsão constitucional da extensão do benefício derrubaria o argumento dos técnicos da área econômica de que não há hoje fundamento legal para uma nova rodada da ajuda aos vulneráveis.

Em reuniões pela manhã organizadas pela XP Investimentos e BTG, o secretário Especial do Tesouro e Orçamento, Bruno Funchal, afirmou com todas as letras que não assinaria qualquer medida nessa direção, segundo fontes que participaram dos encontros.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Juros sobem com desconforto fiscal, fala de Campos Neto e exterior"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!