MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Juros podem subir antes do término das compras de ativos, diz dirigente do BCE

Presidente do Banco Central da Áustria e dirigente do Banco Central Europeu (BCE), Robert Holzmann afirmou que é possível subir o juro na zona do euro durante o verão no Hemisfério Norte, antes mesmo do BCE finalizar as suas compras de ativos. Em outras o

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.02.2022, 10:45:00 Editado em 23.02.2022, 10:54:18
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Presidente do Banco Central da Áustria e dirigente do Banco Central Europeu (BCE), Robert Holzmann afirmou que é possível subir o juro na zona do euro durante o verão no Hemisfério Norte, antes mesmo do BCE finalizar as suas compras de ativos. Em outras oportunidades, dirigentes do BC comum, incluindo a presidente Christine Lagarde, colocaram o fim das compras como condição para iniciar um ciclo de alta do juro.

continua após publicidade

"Também seria possível fazer um primeiro aumento da taxa no verão antes do fim das compras e uma segunda alta no final do ano. Eu preferiria essa opção", disse Holzmann, em entrevista ao jornal suíço Neue Zürcher Zeitung.

O dirigente defendeu que a situação monetária na Europa seja reavaliada na reunião do BCE marcada para o mês que vem.

continua após publicidade

De acordo com ele, alguns de seus colegas na entidade seriam ainda mais "progressivos" quanto ao aperto monetário, enquanto outros prefeririam uma postura mais cautelosa.

Holzmann disse considerar uma taxa de juro terminal "de equilíbrio" de 1,5%, considerando o nível atual da taxa de depósito (-0,5%) e a meta de inflação anual a 2% do BCE.

O juro em 1,5% ao ano poderia ser "realisticamente atingido" em 2024, embora esse prazo possa encurtar ou estender, avaliou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Juros podem subir antes do término das compras de ativos, diz dirigente do BCE"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!