MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Juros longos caem com mercado à espera de medidas alternativas ao IOF

Os juros futuros fecharam a terça-feira com viés de queda nos vencimentos longos, e estáveis nos demais vértices. A dinâmica do mercado foi ditada pela expectativa de um desfecho positivo para o imbróglio sobre o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Denise Abarca (via Agência Estado)

·
Escrito por Denise Abarca (via Agência Estado)
Publicado em 03.06.2025, 18:06:00 Editado em 03.06.2025, 18:15:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os juros futuros fecharam a terça-feira com viés de queda nos vencimentos longos, e estáveis nos demais vértices. A dinâmica do mercado foi ditada pela expectativa de um desfecho positivo para o imbróglio sobre o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

continua após publicidade

A taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2026 estava em 14,810%, de 14,790% ontem no ajuste, e a do DI para janeiro de 2027 subia de 14,16% para 14,19%. O DI para janeiro de 2029 tinha taxa de 13,65%, de 13,68% ontem no ajuste.

A expectativa pelas medidas pautou o mercado durante toda a sessão, com as taxas mostrando queda firme à tarde, mas perdendo fôlego posteriormente. Pela manhã, em entrevista a jornalistas, o presidente Lula indicou que no almoço no Palácio do Alvorada, no começo da tarde, um acordo seria discutido e poderia haver um anúncio "da compensação que o Brasil precisa ter para colocar as nossas contas fiscais em ordem". Neste almoço, estiveram os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, entre outros participantes.

continua após publicidade

Ao fim do encontro, porém, as expectativas de que sairia algo ainda hoje foram frustradas. Haddad afirmou que foi firmado um compromisso de não anunciar nada antes de reuniões com líderes. "Até domingo trabalharemos na apresentação formal das medidas e impactos", disse, o que levou o recuo das taxas a perder força. Porém, falou em "alinhamento entre Executivo e Legislativo para dar um passo mais ousado no encaminhamento das medidas".

Na semana passada, Motta havia dado dez dias para o governo propor nova solução, mas a indicação do Executivo era de que tudo seria resolvido num prazo menor. De todo modo, as taxas longas mantiveram o sinal de baixa, com o mercado apostando em uma solução mais estrutural, que passe pela redução de gastos e não somente via receitas.

"Um ajuste baseado na receita já está precificado pelo mercado. Se vier algo mais estrutural, que bata nas despesas obrigatórias, aumenta a probabilidade de continuidade dessa alta da bolsa e da queda do dólar e do DI longo. Se for um ajuste realmente estrutural, há muito espaço para melhora no mercado", afirma Eduardo Velho, economista-chefe e sócio da Equador Investimentos.

continua após publicidade

O economista-chefe da Nova Futura, Nicolas Borsoi, acredita que o mercado está apostando em uma saída benigna para o imbróglio do IOF. "Parece que a saída vai ser alguma mudança mais estrutural no gasto", disse.

Com a questão do IOF no foco, o exterior ficou em segundo plano. As taxas dos Treasuries subiram, mas não conseguiram contaminar nem a ponta longa dos juros nem o dólar. Internamente, a agenda doméstica trouxe a Pesquisa Industrial Mensal (PIM), mas sem impacto nos ativos. A produção subiu 0,1% em abril ante março, abaixo da mediana das previsões de alta de 0,50%. Ainda assim, não foi capaz de alterar a avaliação sobre a política monetária nos próximos meses. "Houve revisão para cima nos últimos resultados anteriores e a produção teve a quarta alta consecutiva", pondera Velho.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Juros longos caem com mercado à espera de medidas alternativas ao IOF"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!