MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Juros fecham em leve alta, com realização de lucros e espera por pacote dos EUA

Após duas sessões de queda firme, os juros futuros percorreram a quarta-feira em alta moderada, num movimento de realização de lucros alimentado em boa medida pela espera por uma definição sobre o pacote fiscal norte-americano e pelo leilão de títulos de

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.10.2020, 18:02:00 Editado em 21.10.2020, 18:07:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Após duas sessões de queda firme, os juros futuros percorreram a quarta-feira em alta moderada, num movimento de realização de lucros alimentado em boa medida pela espera por uma definição sobre o pacote fiscal norte-americano e pelo leilão de títulos de quinta-feira. Internamente, o noticiário foi até favorável a uma eventual continuidade da suavização dos prêmios, com a melhora da expectativa de votação de pautas do Congresso e confirmação do Tesouro da possibilidade de transferências de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Caixa no começo de 2021 para reforçar o colchão de liquidez.

continua após publicidade

As taxas terminaram a sessão regular com avanço entre 3 e 5 pontos-base, longe de recompor o que foi perdido nos últimos dias. No começo da tarde, quando bateram mínimas, chegaram a zerar a alta e a oscilar com viés de queda após declarações otimistas da presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, sobre o andamento das negociações para o pacote fiscal, mas logo voltaram a subir.

O contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2023 fechou com taxa de 4,58%, de 4,545% no ajuste anterior, e o DI para janeiro de 2022, o mais negociado, com taxa de 3,25%, de 3,244% no ajuste anterior. O DI para janeiro de 2025 encerrou com taxa de 6,37%, de 6,334% na terça, e a do DI para janeiro de 2027 subiu de 7,234% para 7,28%.

continua após publicidade

"É um ajuste técnico. Tivemos um fechamento forte da curva com as 'juras de amor' entre Maia e Guedes dando uma acalmada nas tensões fiscais e a ala 'fura teto' perdendo força", resumiu o economista-chefe da SulAmérica Investimentos, Newton Camargo Rosa.

O economista diz, porém, que a margem para uma queda estrutural dos prêmios de risco é pequena neste momento, já que as tensões fiscais estão latentes e controladas por ora pelos discursos das autoridades. "A situação segue instável e é difícil essa curva fechar muito mais. Deve seguir bem empinada", completou.

Ao Broadcast/Estadão, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu urgência na montagem de um cronograma de votações das medidas de corte de gastos para garantir o programa Renda Cidadã e uma solução que dê tranquilidade fiscal para os próximos dois anos. Já o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), propôs que a Casa analisasse ainda nesta quarta a proposta de autonomia do Banco Central, mas demais líderes estão resistindo à ideia em função da falta de acordo.

continua após publicidade

Em participação no evento Finanças Mais 2020, organizado pelo jornal O Estado de S. Paulo, Broadcast e Austin Rating, no período da manhã, o secretário do Tesouro, Bruno Funchal, confirmou informação antecipada pelo Broadcast da negociação com o BNDES para repasse de recursos ao Tesouro no começo de 2021, mas não confirmou os valores, assim como também uma possível transferência da Caixa. "R$ 100 bilhões foi exatamente o que estava sendo pago em 2019. É razoável? Vamos discutir com o BNDES", disse.

Funchal também aventou a possibilidade de haver uma transferência de lucros vinda do Banco Central.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Juros fecham em leve alta, com realização de lucros e espera por pacote dos EUA"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!