MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Juros fecham de lado após altas consecutivas, mas temor com fiscal permanece

A sexta-feira foi de movimentos laterais nos juros futuros, que oscilaram com viés de baixa pela manhã e de alta à tarde, em comportamento distinto ao que se viu nos últimos dias, quando as taxas de médio e longo prazos subiram persistentemente em razão d

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.08.2020, 17:40:00 Editado em 15.08.2020, 20:22:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A sexta-feira foi de movimentos laterais nos juros futuros, que oscilaram com viés de baixa pela manhã e de alta à tarde, em comportamento distinto ao que se viu nos últimos dias, quando as taxas de médio e longo prazos subiram persistentemente em razão da piora da percepção de risco fiscal e político. Apesar da pausa no ganho de inclinação da curva hoje, as preocupações não se dissiparam. O mercado segue vendo riscos à manutenção de Paulo Guedes à frente da equipe econômica e desconfiado do real comprometimento do presidente Jair Bolsonaro com a pauta liberal e ajuste das contas públicas. A agenda do dia, com destaque para o IBC-Br de junho e o IGP-10 de agosto, não chegou a ter impacto nos preços nem alterar o quadro de apostas para a Selic. A curva mantém precificação de queda marginal para mais um corte da taxa básica.

continua após publicidade

A taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2022 fechou em 2,80%, de 2,813% ontem no ajuste, e a do DI para janeiro de 2023 passou de 4,004% para 4,01%. O DI para janeiro de 2025 encerrou com taxa de 5,81%, de 5,824% ontem, e a do DI para janeiro de 2027 passou de 6,853% para 6,83%.

Mesmo com o volume de prêmio elevado na curva, o investidor não se sente confortável para voltar a aplicar. Não há estímulo para ficar vendido em um ambiente de forte incerteza sobre o futuro das contas púbicas e com Guedes na berlinda. "O mercado, que por muito tempo desprezou o risco fiscal, está arredio em meio a esse ruído de que Guedes não sobreviverá no cargo, o que poderia precipitar a saída de Roberto Campos Neto e outros. Isso seria muito, muito ruim", disse o operador de renda fixa da Terra Investimentos Paulo Nepomuceno. Na sua avaliação, a curva ainda não explodiu até o momento porque ainda não há precificação de ruptura.

continua após publicidade

Para o economista e ex-diretor do Banco Central Alexandre Schwartsmann, a possibilidade de saída do ministro precisa ser contemplada, mas ele disse não acreditar que isso vai acontecer no prazo curto. Já a economista e ex-diretora de desestatização do BNDES Elena Landau defendeu a troca. "Não vejo ambiente para voltar a discussão real e séria das reformas. O ministro Paulo Guedes perdeu credibilidade e deixou de ser âncora para virar pedra no sapato do governo", afirmou. Ambos participaram de um debate promovido pela rádio Jovem Pan.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Juros fecham de lado após altas consecutivas, mas temor com fiscal permanece"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!