MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Juros completam mais uma sessão em alta com surpresa negativa do IPCA-15

Os juros futuros fecharam em forte alta até os vértices intermediários da curva, em reação ao IPCA-15 de outubro acima da mediana das estimativas. O dado de inflação afetou um mercado já machucado pela mudança no regime fiscal e, na véspera do Copom, o re

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.10.2021, 18:03:00 Editado em 26.10.2021, 18:08:57
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os juros futuros fecharam em forte alta até os vértices intermediários da curva, em reação ao IPCA-15 de outubro acima da mediana das estimativas. O dado de inflação afetou um mercado já machucado pela mudança no regime fiscal e, na véspera do Copom, o resultado não foi outro senão novas puxadas nas apostas para a Selic na quarta-feira e também para o nível ao fim do ciclo. A expectativa de aumento de 1,75 ponto porcentual é majoritária na curva tendo como aposta alternativa uma alta de 2 pontos, que na segunda-feira já aparecia timidamente nos contratos de Depósito Interfinanceiro (DI). Diante do novo estresse, o Tesouro fez leilão com lote mínimo de NTN-B para não adicionar volatilidade.

continua após publicidade

A taxa do DI para janeiro de 2022 fechou em 8,50%, de 8,354% no ajuste anterior, e a do DI para janeiro de 2023 em 11,59%, de 11,147%. A do DI para janeiro de 2025 avançou de 11,647% para 11,92% e a do DI para janeiro de 2027, de 11,804% para 11,96%.

"Temos uma tempestade perfeita, composta pela forte deterioração do quadro fiscal e expressiva alta de preços. O BC terá de ter pulso firme, pois a política monetária está sozinha", afirmou o economista-chefe da SulAmérica Investimentos, Newton Camargo Rosa, que admite que sua previsão de alta de 1,25 ponto na Selic para o Copom de quarta-feira foi atropelada pelo IPCA-15.

continua após publicidade

Em vez de arrefecer de 1,14% em setembro para a 1% em outubro, de acordo com o consenso, o índice acelerou a 1,20%, ficando perto do teto das estimativas coletadas pelo Projeções Broadcast (1,25%) e desfazendo ilusões de que o pico da inflação em 12 meses ficara para trás. Em 12 meses, a alta chega a 10,34%. Foi o IPCA-15 mais elevado para outubro desde 1995, com leitura também ruim dos preços de abertura. Os números provocaram nova leva de revisões para cima para a inflação do ano e não se descarta a possibilidade de fechar 2021 em dois dígitos.

A projeção de Selic em dois dígitos já é uma realidade em várias instituições. Entre as mais agressivas, a Asa Investments elevou sua previsão para a taxa terminal a 12%, com alta de 2 pontos no Copom do dia 27 de outubro. "Não é só o fiscal, em paralelo estamos perdendo a inflação em velocidade bem superior ao que imaginávamos. Dado o contexto, entendemos ser difícil o BC não aumentar em 2,00 pontos", diz o economista-chefe da ASA, Gustavo Ribeiro.

Na ótica dos agentes, está claro que o plano de voo do Banco Central mudou desde o último encontro, mas para alguns um aperto da magnitude de 2 pontos, embora cabível, parece improvável para um perfil como o do atual BC. "É difícil imaginar que o Copom vá endossar o que o mercado está pedindo", diz um gestor, para quem a dose de 1 ponto não é um ritmo lento, mas é claramente insuficiente para reconduzir a inflação para as metas, diante do nível muito baixo a que chegou a Selic e da perda da âncora fiscal.

"O Copom fica na escolha entre subir a Selic em 150 pontos, alta que já havia sido absorvida, e 200 pontos, degrau que está na curva de juros hoje. O comunicado pode trazer sinais sobre a meta e o ritmo da alta", afirma José Francisco de Lima Gonçalves, do Banco Fator.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Juros completam mais uma sessão em alta com surpresa negativa do IPCA-15"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!