MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Juro do rotativo do cartão sobe em abril para 423,5% ao ano, mostra BC

O juro médio total cobrado pelos bancos no rotativo do cartão de crédito subiu 2,2 pontos porcentuais de março para abril, informou nesta segunda-feira, 27, o Banco Central. A taxa passou de 421,3% para 423,5% ao ano. No caso do parcelado, o juro passou

Célia Froufe e Fernanda Trisotto (via Agência Estado)

·
Escrito por Célia Froufe e Fernanda Trisotto (via Agência Estado)
Publicado em 27.05.2024, 10:37:00 Editado em 27.05.2024, 10:44:28
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O juro médio total cobrado pelos bancos no rotativo do cartão de crédito subiu 2,2 pontos porcentuais de março para abril, informou nesta segunda-feira, 27, o Banco Central. A taxa passou de 421,3% para 423,5% ao ano.

continua após publicidade

No caso do parcelado, o juro passou de 190,7% para 182,0% ao ano entre março e abril.

Considerando o juro total do cartão de crédito, que leva em conta operações do rotativo e do parcelado, a taxa passou de 87,1% para 85,6%.

continua após publicidade

O Congresso definiu em lei que os juros do rotativo e do parcelado não poderiam ultrapassar 100% do principal da dívida, caso os bancos não chegassem a um acordo sobre o assunto, chancelado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Como não houve consenso, o teto para os juros e encargos da modalidade passou a valer no dia 3 de janeiro de 2024.

As taxas apresentadas pelo BC podem sugerir, portanto, que os bancos estejam descumprindo a lei, mas o que acontece é apenas um registro estatístico.

Para chegar às taxas anuais, a autoridade monetária extrapola o juro cobrado ao mês pela instituição financeira para o ano. Essa taxa, porém, nem sempre é efetivada porque, geralmente são apenas por alguns dias ou semanas que o consumidor fica "pendurado" no cartão, que costuma ter as taxas mais elevadas.

continua após publicidade

O chefe do Departamento de Estatísticas do Banco Central, Fernando Rocha, explicou que a instituição não pretende descontinuar essa série histórica porque ela ainda serve como referência para mostrar a velocidade de aumento ou redução dos juros e também porque é um dos componentes para se chegar à taxa cobrada pelo sistema como um todo.

Para acompanhar as exigências da nova lei, o BC criou um novo indicador, que deve ficar "maduro" a partir da metade do ano, quando houver mais dados disponíveis na amostragem.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Juro do rotativo do cartão sobe em abril para 423,5% ao ano, mostra BC"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!