MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Julgamento sobre Difal do ICMS será retomado na próxima 4ª-feira no STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu o julgamento sobre a cobrança do diferencial de alíquota (Difal) do ICMS. A análise deve ser retomada na próxima quarta-feira, 29. A Corte vai definir se a cobrança do tributo deveria ter iniciado em 2022, como d

Lavínia Kaucz (via Agência Estado)

·
Escrito por Lavínia Kaucz (via Agência Estado)
Publicado em 23.11.2023, 19:27:00 Editado em 24.11.2023, 14:17:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu o julgamento sobre a cobrança do diferencial de alíquota (Difal) do ICMS. A análise deve ser retomada na próxima quarta-feira, 29. A Corte vai definir se a cobrança do tributo deveria ter iniciado em 2022, como defendem os Estados, ou apenas em 2023, como defendem as empresas. A discussão tem impacto de R$ 14 bilhões para a arrecadação estadual, de acordo com o Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados e do DF).

continua após publicidade

Na sessão de hoje, não houve votos, apenas sustentações orais. O procurador do Ceará Vicente Braga argumentou que o Estado instituiu a cobrança do Difal em 2015 e, portanto, não houve surpresa para o contribuinte. "O Estado vinha tendo perda gigante na arrecadação tributária, porque as compras deixaram de ser presenciais e foram para internet. Com a compra à distância, o consumidor deixa toda a arrecadação no Estado de origem", afirmou.

O subprocurador geral do Alagoas, Evandro Pires de Lemos, também destacou a "injustiça tributária" contra Estados de menor poder econômico.

continua após publicidade

A expectativa é favorável aos contribuintes. No plenário virtual, o placar estava em 5 a 3 para acolher a tese das empresas. Agora, a análise foi reiniciada no plenário físico, mas os ministros podem manter seus votos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Julgamento sobre Difal do ICMS será retomado na próxima 4ª-feira no STF"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!