MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

José Mauro Coelho defende política de preços da Petrobras em discurso de posse

O engenheiro José Mauro Coelho tomou posse nesta quinta-feira, 14, na presidência da Petrobras defendendo que a companhia pratique preços de mercado, seguindo as cotações internacionais do petróleo. Esse foi o um dos motivos de desentendimento de seus ant

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.04.2022, 21:20:00 Editado em 14.04.2022, 21:30:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O engenheiro José Mauro Coelho tomou posse nesta quinta-feira, 14, na presidência da Petrobras defendendo que a companhia pratique preços de mercado, seguindo as cotações internacionais do petróleo. Esse foi o um dos motivos de desentendimento de seus antecessores com o presidente Jair Bolsonaro. Indicado pelo governo, o engenheiro afirmou que a prática seria necessária a uma maior concorrência, com benefícios aos consumidores.

continua após publicidade

"A prática de preços de mercado é condição necessária para a criação de um ambiente de negócios competitivo, para a atração de investimentos e de novos agentes econômicos no setor, expansão da infraestrutura do País e a garantia do abastecimento", afirmou Coelho. Ele tomou posse em cerimônia transmitida virtualmente no site da Petrobrás.

O novo presidente da Petrobras abriu seu discurso de pouco menos de 20 minutos agradecendo a Deus e ao presidente Bolsonaro pela indicação. Coelho é o terceiro presidente da estatal no governo Bolsonaro e assumiu no lugar do general Joaquim Silva e Luna, que ficou um ano no cargo. O militar da reserva foi demitido pelo presidente pouco tempo após reajustes em 18,8% o litro da gasolina e 24,9% o litro do diesel nas refinarias.

continua após publicidade

Coelho afirmou que o Brasil seria autossuficiente em petróleo, mas importador de gás de cozinha, gasolina, diesel e querosene de aviação. Segundo ele, isso impõe desafios à garantia de abastecimento.

BENEFÍCIOS

O novo comandante da Petrobras afirmou que o modelo de gestão adotado pela empresa a partir de 2017, no governo Michel Temer, e mantido na gestão de Bolsonaro, permitiu que a empresa reduzisse o endividamento de US$ 160 bilhões em 2014 para os atuais níveis, abaixo de US$ 60 bilhões. Para ele, isso abre espaço para maiores investimentos da companhia.

continua após publicidade

Coelho fez ainda outros acenos ao mercado. Sinalizou, por exemplo, com a manutenção de políticas de venda de campos maduros de petróleo, de refinarias e de operações no setor de gás natural, como na Gaspetro e no Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG). Ele acrescentou que investimentos em refino serão focados em locais próximos da produção.

A sinalização de Coelho era amplamente esperada pelo mercado, avaliou o analista da Ativa Investimentos, Ilan Arbetman. "Vamos ver o que vai acontecer para a frente, mas vi a defesa dos principais pilares que a empresa vem adotando desde a metade da década passada", disse.

Pela manhã, o conselho de administração elegeu Coelho para a presidência da Petrobras por maioria de votos, segundo fontes. Dois conselheiros votaram contra.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "José Mauro Coelho defende política de preços da Petrobras em discurso de posse"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!