Economia

Johnson diz que anunciará estratégia britânica para oferta de energia

Da Redação ·

O Reino Unido irá anunciar, nos próximos dias, a estratégia para lidar com a oferta de energia no país, disse nesta segunda-feira o premiê Boris Johnson, em coletiva à imprensa. O líder reforçou a necessidade de se buscar alternativas para os combustíveis provenientes da Rússia, em meio à invasão da Ucrânia. "Precisamos rever nossa dependência sobre petróleo e gás da Rússia", afirmou.

continua após publicidade

Questionado se o secretário de Estado americano estaria errado em dizer que há "negociações avançadas" sobre sanções ao setor de energia russo, Johnson disse que não e que a situação "está se movendo bastante rápido". "Estamos vendo que uma coisa que há semanas não seria considerada, agora é uma grande opção", afirmou.

Ao lados dos líderes canadense e holandês, Johnson disse que será preciso que todos se afastem o quanto antes da dependência de petróleo e gás russo, ainda que uns "encontrem a resposta mais rápido que outros, estamos todos na mesma jornada".

continua após publicidade

As sanções à Rússia devem ter impacto para todos, "mas são a coisa certa a se fazer", disse.

Em relação à transição energética, Johnson pontuou que acontecerá, mas que "não temos como simplesmente parar de usar petróleo e gás do dia para noite".