MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Japão: BoJ eleva taxa de depósitos pela 1ª vez em 17 anos, mas manterá condições acomodatícias

O Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) abandonou sua política de juros negativos e elevou taxa de depósitos de -0,1% para faixa de 0% a 0,1%, a primeira alta em 17 anos, conforme decisão divulgada nesta terça-feira, 19.A decisão foi dividida, com sete

Natália Coelho (via Agência Estado)

·
Escrito por Natália Coelho (via Agência Estado)
Publicado em 19.03.2024, 07:20:00 Editado em 19.03.2024, 07:25:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) abandonou sua política de juros negativos e elevou taxa de depósitos de -0,1% para faixa de 0% a 0,1%, a primeira alta em 17 anos, conforme decisão divulgada nesta terça-feira, 19.

continua após publicidade

A decisão foi dividida, com sete votos a favor ante dois votos contra, e já era esperada pelo mercado desde a sexta-feira, quando dados preliminares apontaram que grandes empresas japonesas estão oferecendo reajustes salariais superiores a 5% pela primeira vez desde 1991.

Em comunicado, o BoJ também esclareceu que manterá as condições monetárias acomodatícias e que seguirá comprando títulos do governo japonês, mas não mais fundos negociados em bolsa (ETFs) adicionais. "No caso de um rápido aumento nas taxas de juros de longo prazo, o banco dará respostas ágeis, como aumentar o valor das compras de JGB", diz o BoJ.

continua após publicidade

Ainda, o BoJ decidiu eliminar seu instrumento de controle da curva de juros (YCC) do JGB de 10 anos e apontou que o cumprimento sustentável e estável da meta de inflação de 2% está próximo.

A autoridade monetária destacou também que a economia do Japão vem se recuperando de forma moderada, apesar de reconhecer fraqueza em alguns setores.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Japão: BoJ eleva taxa de depósitos pela 1ª vez em 17 anos, mas manterá condições acomodatícias"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!