MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

ITE-Facamp cai 0,4% na margem em outubro, após recuo de 0,6% em setembro

O Índice de Tendência Econômica da Facamp (ITE-Facamp) cedeu 0,4% na margem em outubro, na série com ajuste sazonal, após ter contraído 0,6% em setembro. O resultado levou a média móvel trimestral do indicador a uma queda de 0,6%, ante redução de 0,3% no

Cícero Cotrim (via Agência Estado)

·
Escrito por Cícero Cotrim (via Agência Estado)
Publicado em 14.12.2022, 18:02:00 Editado em 14.12.2022, 18:08:13
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Índice de Tendência Econômica da Facamp (ITE-Facamp) cedeu 0,4% na margem em outubro, na série com ajuste sazonal, após ter contraído 0,6% em setembro. O resultado levou a média móvel trimestral do indicador a uma queda de 0,6%, ante redução de 0,3% no período até o mês anterior.

continua após publicidade

Em relação a outubro de 2021, o ITE-Facamp registrou alta de 1,1%, em arrefecimento na comparação com o desempenho interanual do índice em setembro (1,5%). O indicador acumula crescimento de 0,8% em 12 meses, também abaixo do resultado registrado no mês anterior (0,9%).

Em relatório, os pesquisadores do Núcleo de Estudos de Conjuntura (NEC) da Facamp afirmam que o comportamento do ITE sugere desaceleração da economia, em linha com os demais indicadores de atividade, após os estímulos fiscais concedidos na primeira metade do ano.

continua após publicidade

"A expansão da massa de renda dinamizada pelo auxílio emergencial e pelos demais benefícios contidos na PEC Kamikaze, a retomada de alguns postos de trabalho, os gastos típicos de anos eleitorais e a descompressão da inflação já não parecem suficientes para garantir um crescimento satisfatório numa economia que acumula problemas estruturais há muitos anos", afirmam os pesquisadores.

Segundo a Facamp, o ITE tinha um coeficiente de correlação de Pearson de 0,84 com o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br). Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), a correlação era de 0,79 no terceiro trimestre.

O Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) publica o indicador entre os dias 10 e 15 de cada mês.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "ITE-Facamp cai 0,4% na margem em outubro, após recuo de 0,6% em setembro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!