MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Itaú Asset/Gazzotti: investimento de impacto é a fronteira do investimento responsável

O analista sênior de ESG na Itaú Asset, Alexandre Gazzotti, avalia que o investimento de impacto - que busca investir em empresas que proporcionam externalidades positivas - é a "nova fronteira" do investimento responsável. Ele destaca que é possível olha

Bruna Camargo (via Agência Estado)

·
Escrito por Bruna Camargo (via Agência Estado)
Publicado em 06.04.2024, 15:02:00 Editado em 06.04.2024, 15:08:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O analista sênior de ESG na Itaú Asset, Alexandre Gazzotti, avalia que o investimento de impacto - que busca investir em empresas que proporcionam externalidades positivas - é a "nova fronteira" do investimento responsável. Ele destaca que é possível olhar para esse tipo de alocação com riscos e retornos de mercado, assim como "qualquer outro produto", mas com "mudanças positivas para a sociedade e para o meio ambiente".

continua após publicidade

"Hoje as gestoras, de maneira geral, já têm responsáveis para fazer a análise ESG. O próximo passo é o investimento de impacto. Como a gente consegue promover e investir mais naquelas empresas cujas atividades principais geram externalidades socioambientais positivas", disse Gazzotti, durante participação no evento Z Summit, em São Paulo. "Investimento de impacto é a nova fronteira do investimento responsável. Ainda está muito incipiente no mundo, mas passamos a bola adiante para vocês", acrescentou, direcionando-se ao público jovem que acompanha o congresso.

Para Reinaldo Le Grazie, sócio e fundador da Panamby Capital e ex-diretor de política monetária do Banco Central, há uma dualidade de pensamentos entre a empresa precisar ter responsabilidade social ou gerar lucro e pagar impostos. "Tenho certeza que, entre essas duas ideias, está o correto", disse. Ele avalia que o investimento de impacto veio para "abrir um leque" ao mercado, com a participação privada em alguns investimentos nos quais a participação estatal é essencial - dado o nível de risco e iliquidez.

continua após publicidade

Além disso, a mensuração dos investimentos de impacto é outro ponto importante, destaca Vinicius Poit, presidente executivo (CEO) do Estímulo. "Não adianta falar que faz impacto se não mensurar com indicadores", afirma.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Itaú Asset/Gazzotti: investimento de impacto é a fronteira do investimento responsável"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!