A Fitch Ratings elevou a perspectiva para o rating da Itália, de estável para positiva, enquanto reiterou a nota BBB para títulos de longo prazo em moeda estrangeira, após a melhora do desempenho fiscal.
"O recente desempenho fiscal mais forte e o compromisso com as regras fiscais da União Europeia apontam para uma potencial redução dos riscos fiscais e financeiros a médio prazo decorrentes dos níveis de dívida excepcionalmente elevados da Itália", diz a agência de avaliação de risco de crédito em comunicado.
O quadro favorável é reforçado por sinais de um crescimento potencial mais forte e de um contexto político mais estável, completa a Fitch. A agência projeta que a economia italiana terá uma expansão de 0,7% em 2024 e de 1,1% em 2025.
Diante da arrecadação de receitas melhor do que o esperado este ano, a agência melhorou as projeções para o déficit fiscal para 3,7% em relação ao Produto Interno Bruto (PIB). A estimativa anterior era de um déficit de 4,7%. "A melhora do desempenho das receitas é impulsionada por um mercado de trabalho mais forte e pelo fim do regime de crédito fiscal "Superbonus"", notou a Fitch.
A Fitch prevê redução do déficit para 3,2% em 2025 e 2,7% em 2026.
Mais cedo, a S&P Global reafirmou o rating da Itália em 'BBB' para títulos de longo e manteve a perspectiva estável.
Deixe seu comentário sobre: "Itália: Fitch eleva perspectiva para positiva com fiscal e arrecadação; rating segue BBB"