MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

IPP sobe 4,78% em março ante 5,16% em fevereiro, revela IBGE

O Índice de Preços ao Produtor (IPP), que inclui preços da indústria extrativa e de transformação, registrou alta de 4,78% em março, informou nesta terça-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa de fevereiro foi revista de um

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.05.2021, 10:21:00 Editado em 04.05.2021, 10:27:50
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Índice de Preços ao Produtor (IPP), que inclui preços da indústria extrativa e de transformação, registrou alta de 4,78% em março, informou nesta terça-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa de fevereiro foi revista de uma alta de 5,22% para 5,16%, ainda a mais elevada da série histórica iniciada em 2014.

continua após publicidade

O IPP mede a evolução dos preços de produtos na "porta da fábrica", sem impostos e fretes, da indústria extrativa e de 23 setores da indústria de transformação. Com o resultado de março, o IPP de indústrias de transformação e extrativa acumulou aumento de 14,09% no ano. A taxa acumulada em 12 meses foi de 33,52%.

Considerando apenas a indústria extrativa, houve avanço de 4,38% em março, após a alta de 27,91% registrada em fevereiro.

continua após publicidade

Já a indústria de transformação registrou aumento de 4,81% em março, ante elevação de 3,72% no IPP de fevereiro.

Os bens de capital ficaram 2,95% mais caros na porta de fábrica em março. O resultado ocorre após os preços terem subido 0,51% em fevereiro.

Os bens intermediários registraram avanço de 5,70% nos preços em março, ante um aumento de 7,82% em fevereiro, segundo o IBGE.

continua após publicidade

Já os preços dos bens de consumo subiram 3,63% em março, depois de uma alta de 1,93% em fevereiro. Dentro dos bens de consumo, os bens duráveis tiveram elevação de 0,45% em março, ante alta de 1,49% no mês anterior. Os bens de consumo semiduráveis e não duráveis subiram 4,27% em março, após a elevação de 2,02% registrada em fevereiro.

A alta de 4,78% do IPP em março teve contribuição de 0,21 ponto porcentual de bens de capital; 3,30 pontos porcentuais de bens intermediários; e 1,27 ponto porcentual de bens de consumo, sendo 1,25 ponto porcentual de bens de consumo semi e não duráveis e 0,03 ponto porcentual de bens de consumo duráveis.

Atividades

continua após publicidade

A alta nos preços dos produtos industriais na porta de fábrica em março foi decorrente de avanços em 23 das 24 atividades pesquisadas. A taxa foi a segunda mais elevada da série histórica, iniciada em janeiro de 2014, atrás apenas do desempenho recorde de fevereiro deste ano, quando o IPP avançou 5,16%. O terceiro maior resultado da série foi o de janeiro, quando a inflação da indústria ficou em 3,55%. A alta de 14,09% acumulada pelo IPP no primeiro trimestre de 2021 é a mais elevada da série para o período.

"Por trás desses aumentos está a depreciação do real", justificou Alexandre Brandão, gerente do IPP no IBGE, acrescentando que o real se desvalorizou, em média, 9,7% no primeiro trimestre. "A depreciação do real significa tanto um aumento de preços dos produtos exportados como também em alguns casos o aumento de preços das matérias-primas, e esse acaba tendo um efeito cascata pela indústria", completou, em depoimento divulgado pelo IBGE.

continua após publicidade

No mês de março, as quatro maiores variações foram registradas nas atividades de refino de petróleo e produtos de álcool (16,77%), outros produtos químicos (8,79%), madeira (7,73%) e papel e celulose (7,18%).

As maiores contribuições para a inflação da indústria no mês foram de refino de petróleo e produtos de álcool (1,53 ponto porcentual), outros produtos químicos (0,74 ponto porcentual), alimentos (alta de 2,41% e impacto de 0,58 ponto porcentual) e metalurgia (avanço de 5,92% e contribuição de 0,41 ponto porcentual).

"Aumenta o preço do óleo bruto de petróleo, aumentam os preços dos derivados. Depois, se a nafta aumenta o preço, alguns produtos químicos que usam a nafta como matéria-prima também têm seus preços aumentados. E isso acaba impactando, por exemplo, o setor de plástico, que vai usar esses produtos químicos na composição de seus produtos. Então, além do câmbio, outro fator que contribuiu foi exatamente o movimento que tem tido no mercado externo que tem tido impacto nos preços das commodities. Particularmente, a demanda da China tem forçado aumento dessas mercadorias", lembrou Brandão.

Em março, a única queda de preços ocorreu no setor de bebidas, -0,48%.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "IPP sobe 4,78% em março ante 5,16% em fevereiro, revela IBGE"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!