MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

IPCA no 3º trimestre/26, horizonte da política monetária, está acima do teto da meta, diz Focus

A mediana do Sistema Expectativas de Mercado, que embasa o Focus, para a inflação acumulada em 12 meses até o fim do terceiro trimestre de 2026 - horizonte relevante da política monetária - subiu de 4,51% para 4,52%. Com isso, está 0,02 ponto porcentual a

Cícero Cotrim (via Agência Estado)

·
Escrito por Cícero Cotrim (via Agência Estado)
Publicado em 10.03.2025, 12:26:00 Editado em 10.03.2025, 12:34:57
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A mediana do Sistema Expectativas de Mercado, que embasa o Focus, para a inflação acumulada em 12 meses até o fim do terceiro trimestre de 2026 - horizonte relevante da política monetária - subiu de 4,51% para 4,52%. Com isso, está 0,02 ponto porcentual acima do teto da meta, de 4,50%. Também supera a projeção do próprio Banco Central, de 4,0%.

continua após publicidade

A estimativa foi calculada pelo Estadão/Broadcast com base nas medianas para a inflação trimestral. Tudo mais constante, ela indica que a trajetória da taxa Selic embutida no Focus não é suficiente para fazer o IPCA convergir para dentro da banda de tolerância da meta de inflação. Muito menos para o centro do alvo, de 3%.

As medianas do sistema indicam que o Comitê de Política Monetária (Copom) vai honrar o forward guidance e aumentar a taxa Selic em 1 ponto porcentual na sua próxima decisão, do dia 19, de 13,25% para 14,25%. Depois, sugerem altas de 0,50 e 0,25 ponto nas duas reuniões seguintes, de maio e junho, para 14,75% e 15,0%. Os juros permaneceriam neste nível até o fim do ano.

continua após publicidade

Na última quinta-feira, 6, economistas do mercado avaliaram, em uma reunião com diretores do BC, que o governo provavelmente vai lançar novas medidas para estimular a economia, diante da queda da popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Essas ações, na contramão do aperto monetário, podem tornar a inflação mais resistente, segundo os analistas.

O diretor de Política Econômica do BC, Diogo Guillen, afirmou na sexta-feira. 7. que a autoridade monetária monitora o repasse cambial para o IPCA e o ritmo da atividade. Ele lembrou que o cenário básico do comitê leva em conta uma desaceleração gradual da economia, que é necessária para permitir a convergência da inflação para a meta, e repetiu que a desancoragem das expectativas incomoda todos os membros do Copom.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "IPCA no 3º trimestre/26, horizonte da política monetária, está acima do teto da meta, diz Focus"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!