MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

IPCA-15 reforça desinflação de serviços e cortes de 50 pb na Selic até fim do ano

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de outubro reforçou a avaliação de que o processo de desinflação no Brasil continua, focado no alívio de serviços e da média dos núcleos, acompanhados de perto pelo Banco Central. Os dados suger

Cícero Cotrim, Marianna Gualter e Daniel Tozzi Mendes (via Agência Estado)

·
Escrito por Cícero Cotrim, Marianna Gualter e Daniel Tozzi Mendes (via Agência Estado)
Publicado em 26.10.2023, 13:14:00 Editado em 26.10.2023, 13:19:53
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de outubro reforçou a avaliação de que o processo de desinflação no Brasil continua, focado no alívio de serviços e da média dos núcleos, acompanhados de perto pelo Banco Central. Os dados sugerem que o ciclo de cortes da taxa Selic deverá continuar ao ritmo de 50 pontos-base (pb) por reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), segundo economistas do mercado entrevistados pelo

continua após publicidade
Broadcast

(sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado). O índice desacelerou de 0,35% em setembro para 0,21% nesta leitura, exatamente em linha com a mediana da pesquisa Projeções Broadcast. As surpresas positivas vieram justamente da média dos núcleos (0,27% para 0,23%) e dos serviços subjacentes (0,34% para 0,14%) - ambos abaixo dos consensos, que apontavam variações de 0,30% e 0,32%, respectivamente. "Os dados qualitativos vieram melhores do que o esperado, com destaque para os serviços subjacentes, que tiveram o melhor resultado mensal desde maio de 2021", disse o economista-chefe da G5 Partners, Luís Otávio de Souza Leal, em relatório enviado a clientes. "Música para os ouvidos do BC, que tem demonstrado muita preocupação com o comportamento desse grupo." Membros do Copom têm expressado cautela com a dinâmica dos serviços subjacentes, mais correlacionados à atividade econômica e ao mercado de trabalho, que continua robusto. Mesmo o diretor de Política Monetária da autarquia, Gabriel Galípolo, considerado menos ortodoxo, destacou este mês a resiliência do grupo como um fator de preocupação. A equipe de estratégia da Warren Rena observou, em nota, que a média móvel trimestral anualizada e dessazonalizada dos serviços subjacentes - métrica que indica tendência - caiu a 3,7% nesta leitura. Outros agrupamentos de serviços observados pela casa, como os serviços inerciais e essenciais, atingiram 3,6% e 2,5% nesta métrica, respectivamente - próximos do centro da meta este ano, de 3,25%. "Esses patamares foram alcançados no pré-pandemia, entre 2017 e 2019, quando a inflação de serviços estava controlada e dentro do intervalo da meta de inflação", disseram os estrategistas Andréa Angelo, Guilherme Gomes e Viniccius Valentim. Quase todas as projeções divulgadas nesta quinta-feira após a divulgação do IPCA-15 indicam que o IPCA de 2023 deverá ficar abaixo do teto da meta, de 4,75%, como nos casos do MUFG Brasil (4,6%), Warren Rena (4,5%) e G5 Partners (4,7%). O Bradesco informou ter viés baixista na sua projeção, de 4,8%, mas o economista-chefe do banco, Fernando Honorato Barbosa, já havia informado que, internamente, trabalha com uma estimativa mais próxima de 4,65% desde o IPCA de setembro.

Manutenção

Apesar dos sinais positivos do IPCA-15, economistas do mercado consideram que os números não serão suficientes para suscitar uma aceleração no ritmo de cortes da taxa Selic. Para os analistas, o desempenho da inflação subjacente até agora mostra que a "segunda etapa da desinflação" citada nos últimos meses pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto, tem se desenvolvido como previa a autoridade monetária. "Passado o alívio nos bens industriais e alimentos, essa segunda etapa está acontecendo, e conforme o Banco Central previa, de maneira lenta", disse o economista da Rio Bravo Investimentos Luca Mercadante. O diretor de pesquisa macroeconômica para América Latina do Goldman Sachs, Alberto Ramos, destacou em relatório que as surpresas benignas no IPCA-15 ajudam a sustentar a continuação do ciclo de cortes. Mesmo assim, ele notou que a combinação entre incertezas domésticas e cenário externo desafiador devem impedir qualquer aceleração dos cortes. "Hoje, virtualmente não há espaço para uma aceleração dos cortes de juros no curto prazo, dado o mercado de trabalho apertado, o significativo fechamento do hiato do produto, as políticas fiscal e parafiscal expansionistas e as ainda desancoradas expectativas de inflação para 2024 e para o médio prazo", disse Ramos. "O cenário externo complexo, juros altos de 10 anos nos Estados Unidos e os riscos para os preços de petróleo com o conflito no Oriente Médio também demandam cautela na calibragem da política monetária no curto prazo."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "IPCA-15 reforça desinflação de serviços e cortes de 50 pb na Selic até fim do ano"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!