MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Investidor tem de mostrar mais boa vontade com governo, diz Campos Neto

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta terça-feira, 14, que os investidores têm de mostrar mais boa vontade com governo do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. "O investidor é muito apressado, é muito afoito, e acho

Cícero Cotrim e Francisco Carlos de Assis (via Agência Estado)

·
Escrito por Cícero Cotrim e Francisco Carlos de Assis (via Agência Estado)
Publicado em 14.02.2023, 12:13:00 Editado em 14.02.2023, 12:19:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta terça-feira, 14, que os investidores têm de mostrar mais boa vontade com governo do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. "O investidor é muito apressado, é muito afoito, e acho que precisamos ter um pouco mais de boa vontade com o governo", disse, em evento do BTG Pactual.

continua após publicidade

Ele voltou a afirmar que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem tido uma "boa vontade enorme" e se mostrado disposto a seguir um arcabouço fiscal com disciplina. O presidente do BC lembrou que o governo está instalado há apenas 45 dias.

Mesmo assim, Campos Neto reconheceu que a mudança das expectativas para a economia ocorreu por um aumento de prêmios de risco, já que o IPCA tem se mostrado melhor no curto prazo. Ele lembrou que, até dezembro, o cenário-base do BC indicava uma inflação que convergia à meta mesmo com quedas da taxa Selic a partir de junho.

continua após publicidade

A declaração veio em resposta a uma pergunta do CEO do banco, Roberto Sallouti. O executivo lembrou que a curva de juros futuros deixou de precificar quedas da Selic e questionou o que seria necessário para se retornar ao cenário visto em dezembro, quando se esperava uma redução dos juros a partir do segundo trimestre.

O presidente do Banco Central disse que a autarquia fixa juro de 1 dia e que qualquer coisa além disso é disposição de emprestar ao governo e que tentar controlar o mercado, o governo terá que jogar a sua dívida para o curto prazo. Ele disse ainda entender de que a ideia de o agregado monetário não está ligado à inflação já foi superada.

Sobre as pressões que o BC vem recebendo para reduzir juros e alterar a meta inflacionária, o banqueiro central voltou a afirmar que "no Brasil, não estamos em período em que seria bom experimentar".

continua após publicidade

"A hora não é boa para fazer experimentos sem melhorar a credibilidade", defendeu o presidente do BC.

Ele afirmou que há dinheiro para entrar no Brasil, com pessoas querendo fazer investimentos no País. "Se tiro a capacidade da curva expressar risco, as pessoas buscarão proteção em outra variável."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "Investidor tem de mostrar mais boa vontade com governo, diz Campos Neto"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!