MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Intregrante do BCE diz que economia europeia está 'de fato estagnada'

O integrante do conselho do Banco Central Europeu (BCE) Fabio Panetta afirmou nesta quinta-feira que a economia europeia está "de fato estagnada". Em entrevista ao jornal La Stampa, o dirigente apontou que o crescimento no primeiro trimestre foi de 0,2% e

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.05.2022, 14:47:00 Editado em 05.05.2022, 14:49:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O integrante do conselho do Banco Central Europeu (BCE) Fabio Panetta afirmou nesta quinta-feira que a economia europeia está "de fato estagnada". Em entrevista ao jornal La Stampa, o dirigente apontou que o crescimento no primeiro trimestre foi de 0,2% e teria sido essencialmente zero sem o que pode ter sido, em parte, picos pontuais de alta em alguns países.

continua após publicidade

De acordo com Panetta, a invasão da Ucrânia tem papel importante no cenário, e a redução do rendimento da zona do euro devido ao aumento dos preços das importações ascende a 3,5% do PIB, ou cerca de 450 bilhões de euros. "As tensões tornaram-se persistentes e mais agudas: a inflação está aumentando enquanto a atividade econômica mostra sinais de desaceleração", disse. "Isso torna as escolhas do BCE mais complicadas, pois um aperto monetário com o objetivo de conter a inflação acabaria por prejudicar o crescimento que já está enfraquecendo", indicou.

Segundo ele, nas próximas semanas, o BCE decidirá quando terminarão as compras líquidas de títulos no terceiro trimestre. "Nós então decidiremos sobre os juros e podemos decidir acabar com as taxas negativas", afirmou.

continua após publicidade

Em sua visão, nas atuais circunstâncias, taxas de juros negativas e compras líquidas de ativos podem não ser mais necessárias.

Para o dirigente, não devemos perder de vista que a inflação está sendo alimentada por fatores internacionais que estão reduzindo o poder de compra e enfraquecendo a demanda e o investimento do consumidor. Desta forma, a política monetária tem apenas espaço limitado para afetar essa inflação importada, indicou.

De acordo com ele, a paz na Ucrânia aliviaria as tensões nos mercados internacionais (petróleo, gás e alimentos) que estão elevando a inflação.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Intregrante do BCE diz que economia europeia está 'de fato estagnada'"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!