MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Interrupções de energia elétrica registram queda no Brasil em 2020, diz Aneel

Os indicadores de qualidade do fornecimento de energia elétrica atingiram os melhores níveis já registrados no Brasil em 2020. De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), divulgados nesta segunda-feira, 15, o serviço de eletricida

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.03.2021, 15:30:00 Editado em 15.03.2021, 15:36:24
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os indicadores de qualidade do fornecimento de energia elétrica atingiram os melhores níveis já registrados no Brasil em 2020. De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), divulgados nesta segunda-feira, 15, o serviço de eletricidade permaneceu disponível por em, em média, 99,869% do tempo aos consumidores brasileiros no ano passado.

continua após publicidade

Os dados consideram os indicadores de duração (DEC) e frequência (FEC) das interrupções no fornecimento de eletricidade, que são estabelecidos pela agência reguladora.

O DEC indica o número de horas em média que o consumidor fica sem energia durante um período. Já o FEC indica quantas vezes, em média, houve uma interrupção do serviço na unidade consumidora.

continua após publicidade

Em 2020, os consumidores ficaram, em média, 11,50 horas sem energia - redução de 10,51% em relação a 2019, quando registrou-se 12,85 horas em média.

Foi a primeira vez que o indicador ficou abaixo do limite estabelecido pela Aneel nos últimos dez anos. A frequência das interrupções também registrou redução, de 6,69 no em 2019 para 6,03 em média por consumidor no ano passado.

Em nota, a Aneel afirmou que os resultados deve-se às "novas regras de qualidade do fornecimento nos contratos de concessão das distribuidoras, adoção de planos de resultados para as distribuidoras que apresentavam mau desempenho, compensações financeiras aos consumidores, fiscalizações da agência e definição de limites de interrupção descrentes para as concessionárias".

continua após publicidade

Segundo a agência, as compensações pagas aos consumidores pelas falhas no fornecimento do serviço somaram R$ 630,93 milhões em 2020.

O órgão ainda ressaltou que estabeleceu restrição à distribuição de dividendos e juros aos acionistas em caso de violação dos limites estabelecidos para interrupções por dois anos consecutivos ou por três vezes em cinco anos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Interrupções de energia elétrica registram queda no Brasil em 2020, diz Aneel"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!