MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Intenção de consumo das famílias sobe 0,7% em janeiro ante dezembro, afirma CNC

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), indicador calculado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), avançou 0,7% em janeiro ante dezembro de 2020, para 73,6 pontos, informou nesta quinta-feira, 14, a entidade. Foi a qui

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.01.2021, 11:20:00 Editado em 14.01.2021, 11:28:52
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), indicador calculado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), avançou 0,7% em janeiro ante dezembro de 2020, para 73,6 pontos, informou nesta quinta-feira, 14, a entidade. Foi a quinta alta consecutiva.

continua após publicidade

Mesmo com a sequência positiva, o ICF ainda registra estragos da crise causada pela covid-19: o indicador registrou o pior desempenho para um mês de janeiro desde o início da série histórica, em 2010. No comparativo anual, houve recuo de 24,2% ante janeiro de 2020, antes de a pandemia se abater sobre a economia. É a décima retração consecutiva nessa base de comparação.

E o quadro anterior à covid-19 tampouco era dos melhores. O ICF está abaixo do nível de satisfação (100 pontos) desde abril de 2015, destacou a CNC.

continua após publicidade

Segundo a entidade, desagregando o ICF, os indicadores relacionados ao momento atual alcançaram em janeiro os melhores níveis dos últimos meses. O item que mede a satisfação com o emprego cresceu 0,2% e chegou a 88,9 pontos - o maior nível desde maio de 2020.

O subíndice relacionado à renda está no nível mais alto desde junho do ano passado. O subíndice que avalia a perspectiva profissional dos brasileiros registrou o sexto avanço consecutivo (0,7%) e atingiu o maior patamar desde abril de 2020 (88,6 pontos).

"A recuperação gradual da percepção do mercado de trabalho no curto prazo já se reflete positivamente, e de forma mais intensa, nas perspectivas para os próximos seis meses em relação ao futuro profissional", diz a nota divulgada pela CNC.

continua após publicidade

Entre os itens que compõem as condições de consumo, o Momento para Duráveis foi o destaque. Segundo a CNC, o item teve o maior crescimento mensal da pesquisa (4,4%), após duas retrações consecutivas, e atingiu o maior nível desde maio último. Mesmo assim, é o componente de menor pontuação no ICF (46,6 pontos).

Já o componente Acesso ao Crédito teve o segundo aumento em sequência (0,4%) e fechou o mês com 86,6 pontos - o maior resultado desde junho de 2020. O Nível de Consumo cresceu 1,3% - o quinto aumento consecutivo -, chegando à sua melhor pontuação desde maio do ano passado (56,9 pontos), informou a CNC.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Intenção de consumo das famílias sobe 0,7% em janeiro ante dezembro, afirma CNC"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!