MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Intenção de consumo das famílias cai 1,6%, ao menor nível para maio, diz CNC

Os brasileiros ficaram menos propensos às compras em maio, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 1,6% em relação a abril, a segunda queda consecutiva, para 67,5 ponto

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.05.2021, 11:31:00 Editado em 24.05.2021, 11:36:50
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os brasileiros ficaram menos propensos às compras em maio, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 1,6% em relação a abril, a segunda queda consecutiva, para 67,5 pontos, o menor patamar para o mês dentro da série histórica iniciada em 2010. Em relação a maio de 2020, houve retração de 17,3%.

continua após publicidade

Na passagem de abril para maio, houve piora em todos os componentes do ICF: emprego atual, queda de 0,1%, para 86,9 pontos; perspectiva profissional, -4,4%, para 78,1 pontos; renda atual, -0,8%, para 74,7 pontos; acesso ao crédito, -1,8%, para 80,0 pontos; nível de consumo atual, -1,2%, para 50,9 pontos; perspectiva de consumo, -0,5%, para 62,1 pontos; e momento para compra de bens de consumo duráveis, -3,0%, para 39,9 pontos.

Segundo a CNC, uma melhora consistente do indicador ainda depende da imunização coletiva da população contra a covid-19. Em maio, 42,9% dos entrevistados relataram que a sua renda piorou em relação ao ano passado. Em abril, esse porcentual somava 41,3%.

continua após publicidade

A maior parte das famílias (58,1%) acredita que vai consumir menos nos próximos três meses, a maior parcela desde outubro de 2020. No mês anterior, essa fatia era de 56,5%.

"Mesmo com a suavização na queda do indicador (o ICF tinha recuado 2,5% em abril ante março), foi possível observar a desconfiança das famílias em relação à economia e mesmo diante do mercado de trabalho, bem como da riqueza gerada por ele. Ainda que em menor intensidade, essa redução levou as famílias a reavaliarem as suas percepções de longo prazo", apontou a economista Catarina Carneiro da Silva, responsável pela pesquisa da CNC, em nota oficial.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Intenção de consumo das famílias cai 1,6%, ao menor nível para maio, diz CNC"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!