MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Instituições que não seguirem novas normas do Pix ficam sujeitas a penalidades, diz BC

O chefe-adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, Breno Santana Lobo, afirmou nesta quinta-feira, 6, que, nas novas regras de segurança para o Pix, o BC não fixou um prazo para a correção dos problemas, m

Cícero Cotrim e Fernanda Trisotto (via Agência Estado)

·
Escrito por Cícero Cotrim e Fernanda Trisotto (via Agência Estado)
Publicado em 06.03.2025, 13:47:00 Editado em 06.03.2025, 13:53:49
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O chefe-adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, Breno Santana Lobo, afirmou nesta quinta-feira, 6, que, nas novas regras de segurança para o Pix, o BC não fixou um prazo para a correção dos problemas, mas as instituições financeiras podem ser punidas caso não sigam o regramento.

continua após publicidade

Nessa etapa inicial, o BC vai aguardar um mês para a atuação das instituições financeiras. "Depois, a gente vai voltar a fazer esse trabalho de verificação de integridade para a gente poder atuar sobre os bancos que não fizerem aquilo que a gente determinar e aí eles ficam sujeitos à aplicação, inclusive, de penalidade, se eles não seguirem o que está previsto agora com essa nova norma na regulamentação do Banco Central", disse.

Esse tipo de infração pode ser punida com multa, com valor de base de R$ 50 mil.

continua após publicidade

Para a pessoa ou empresa que teve a chave Pix suspensa, o caminho para voltar a usar é regularizar a situação cadastral e fazer um novo registro dessa chave naquela instituição.

Comunicação

O chefe-adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, durante entrevista sobre as novas regras de segurança para o Pix, também foi questionado sobre uma crise de comunicação sobre o uso do Pix, assim como ocorreu no início do ano com a normativa da Receita Federal que acabou sendo cancelada.

Ele disse que a política do BC é sempre fazer a comunicação ativa sobre as alterações no Pix e que a comunicação sobre mudanças serão feitas como de praxe pela autoridade monetária, sem uma ação especial.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Instituições que não seguirem novas normas do Pix ficam sujeitas a penalidades, diz BC"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!