MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Instabilidade externa limita alta do Ibovespa por balanços e minério

A indefinição das bolsas internacionais, além da queda do petróleo no mercado externo limita o Ibovespa de engatar com força a segunda alta seguida nesta quinta-feira, após elevação de 1,57% (119.564,44 pontos) ontem. O contraponto são balanços fortes do

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.05.2021, 10:57:00 Editado em 06.05.2021, 11:02:49
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A indefinição das bolsas internacionais, além da queda do petróleo no mercado externo limita o Ibovespa de engatar com força a segunda alta seguida nesta quinta-feira, após elevação de 1,57% (119.564,44 pontos) ontem. O contraponto são balanços fortes do primeiro trimestre e a valorização do minério de ferro (4,85%), que rompeu hoje o nível de tonelada (t) no porto chinês de Qingdao. Já a elevação da taxa Selic de 2,75% para 3,50% ao ano tem efeito desprezível, no sentido de que já estava "precificada".

continua após publicidade

"O Copom veio em linha com o esperado, indicando nova alta de 0,75 ponto em junho", avalia Luiz Roberto Monteiro, especialista em renda variável da Renascença.

Ainda conforme o estrategista-chefe da Davos Investimentos, Mauro Morelli, o aumento do juro básico não deve ter efeito direto na Bolsa. Apesar da elevação, avalia que o nível ainda é baixo. "Estamos saindo de um juro nominal de 2%, enquanto a inflação projetada está perto ou até mais de 5%. Efetivamente, ainda continua um incentivo muito grande", afirma.

continua após publicidade

No exterior, a agenda de indicadores está um pouco mais fraca, apesar de novos sinais de retomada na Europa vistos em dados mais cedo. Nos EUA, saíram os pedidos de auxílio-desemprego, que caíram a 92 mil na semana encerrada em 1º de maio, para 498 mil, o dado ficou abaixo da expectativa de analistas de queda para 527 mil solicitações. O total de pedidos da semana anterior foi revisado para cima, de 553 mil para 590 mil. A grande expectativa, contudo, é com o relatório oficial do mercado de trabalho, payroll, que sai amanhã.

"O exterior deve influenciar mais. Tem essa instabilidade lá fora, mas a disputa entre Austrália e China pesou sobre o minério de ferro, o que ajuda a Vale", diz Monteiro. As ações da mineradora subiam 1,32% às 10h43, influenciando ainda outras empresas como CSN ON (alta de 0,52%).

Nesta manhã, o Banco da Inglaterra (BoE, pela sigla em inglês) manteve sua taxa básica de juros em 0,10% e o tamanho do seu programa de relaxamento quantitativo (QE) em 895 bilhões de libras, como previsto por analistas. As bolsas europeias, contudo, tinham sinais mistos perto da estabilidade.

continua após publicidade

Já no Brasil, a Braskem informou que saiu de prejuízo para lucro, mas as ações cediam 2,75% no horário citado acima. Como relata o repórter Wagner Gomes do Estadão/Broadcast, a venda da companhia é, sem dúvida, a maior expectativa do mercado após a divulgação dos resultados do primeiro trimestre.

O destaque de alta são as ações da Ambev (6,06%). A empresa informou lucro líquido de R$ 2,7 bilhões, 125,7% maior do que o registrado um ano antes e 24,2% acima do esperado por prévias. Às 10h48, o Ibovespa subia 0,09%, aos 119.676,36 pontos, após mínima aos 119.366,46 pontos e máxima aos 119.966,42 pontos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Instabilidade externa limita alta do Ibovespa por balanços e minério"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!