Inovação não é sinônimo de investimento só em aparato tecnológico. Tem a ver com repensar as estratégias do negócio. Aliás, repensar ou pensar em soluções é a chave para sair da crise e também se sobressair no mercado. O consultor do Sebrae/PR e especialista em Inovação, Tiago Cunha, de Apucarana, explica que inovação é algo tangível. “A verdadeira inovação é feita por pessoas para pessoas, sendo a tecnologia o meio e não o fim de qualquer ação inovadora”, afirma.
De maneira prática, segundo Cunha, a inovação pode sim ajudar as empresas a saírem da crise. Para isso, a primeira coisa a fazer é conhecer ferramentas que possam auxiliar neste momento. Como exemplo, ele cita modelos de negócios tradicionais, como lojas físicas ou restaurantes.
Segundo o consultor do Sebrae/PR, não são somente as lojas físicas que estão adaptando a maneira de atuar. “Várias empresas do ramo de confecções, de Apucarana, adaptaram suas linhas de produção em poucos dias. Deixaram de produzir bonés e camisetas e passaram a confeccionar máscaras e aventais de acordo com as normas de saúde. Isso é inovação. A inovação só acontece quando resolve um problema, quando é aplicável. Se isso não acontecer, é somente uma invenção”, pontua.
Cunha comenta ainda que não há limitações para inovar, mas existem três mecanismos básicos para criar novas soluções: o serviço ou produto tem que ser desejável pelas pessoas, aplicável e gerar retorno (econômico, social ou ambiental). “Por isso, os projetos Conecta Apucarana e Parque Tecnológico são tão importantes para fomentar a cultura da inovação em Apucarana e em toda a região”, frisa.
Cunha, que integra os dois projetos, também destaca que o próprio Sebrae/PR é um entusiasta da inovação e oferece programas específicos para pequenos negócios, como o Potencialize, além de cursos e consultorias na área.
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