MAIS LIDAS
VER TODOS

Empreender

Inovação é a chave para sair da crise e vai além da tecnologia

Inovação não é sinônimo de investimento só em aparato tecnológico. Tem a ver com repensar as estratégias do negócio. Aliás, repensar ou pensar em soluções é a chave para sair da crise e também se sobressair no mercado. O consultor do Sebrae/PR e especiali

Da Redação

·
Inovação é a chave para sair da crise e vai além da tecnologia
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.06.2020, 14:33:29 Editado em 17.06.2020, 14:33:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Inovação não é sinônimo de investimento só em aparato tecnológico. Tem a ver com repensar as estratégias do negócio. Aliás, repensar ou pensar em soluções é a chave para sair da crise e também se sobressair no mercado. O consultor do Sebrae/PR e especialista em Inovação, Tiago Cunha, de Apucarana, explica que inovação é algo tangível. “A verdadeira inovação é feita por pessoas para pessoas, sendo a tecnologia o meio e não o fim de qualquer ação inovadora”, afirma.

continua após publicidade

De maneira prática, segundo Cunha, a inovação pode sim ajudar as empresas a saírem da crise. Para isso, a primeira coisa a fazer é conhecer ferramentas que possam auxiliar neste momento. Como exemplo, ele cita modelos de negócios tradicionais, como lojas físicas ou restaurantes.

Segundo o consultor do Sebrae/PR, não são somente as lojas físicas que estão adaptando a maneira de atuar. “Várias empresas do ramo de confecções, de Apucarana, adaptaram suas linhas de produção em poucos dias. Deixaram de produzir bonés e camisetas e passaram a confeccionar máscaras e aventais de acordo com as normas de saúde. Isso é inovação. A inovação só acontece quando resolve um problema, quando é aplicável. Se isso não acontecer, é somente uma invenção”, pontua.

continua após publicidade

Cunha comenta ainda que não há limitações para inovar, mas existem três mecanismos básicos para criar novas soluções: o serviço ou produto tem que ser desejável pelas pessoas, aplicável e gerar retorno (econômico, social ou ambiental). “Por isso, os projetos Conecta Apucarana e Parque Tecnológico são tão importantes para fomentar a cultura da inovação em Apucarana e em toda a região”, frisa.

Cunha, que integra os dois projetos, também destaca que o próprio Sebrae/PR é um entusiasta da inovação e oferece programas específicos para pequenos negócios, como o Potencialize, além de cursos e consultorias na área.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Inovação é a chave para sair da crise e vai além da tecnologia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!